Blog / Mundo Maven / Conheça as principais características do anuncio classificados

Conheça as principais características do anuncio classificados

O Anúncio Classificado ou Classificados é um tipo de texto encontrado nos veículos de comunicação sejam jornais, revistas e internet. Os classificados são aqueles textos breves que se encontram nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis, dentre outros.

Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados de acordo com a intenção discursiva proposta.

As características do anúncio classificado estão ligadas principalmente ao modo como os textos são escritos e as informações empregadas, sendo da forma mais objetiva possível. 

A  principal particularidade deste tipo de escrita é a persuasão, visto que o principal objetivo é convencer e comunicar o maior número de leitores. Outra finalidade é a divulgação de aluguéis, vagas de emprego ou até mesmo colocar o serviço à disposição de algum contratante. Os anúncios assumem finalidades distintas: venda, troca, aluguel de imóveis, veículos, objetos, entre outros. 

As características do anúncio classificado

Todo o texto possui um modo certo de colocação, estratégias para atingir da melhor o seu público-alvo, assim também acontece com os anúncios classificados. As suas características são todas com a intenção de ajudar não somente na compra ou venda, mas em algo que esteja prestando um serviço, como é o caso da procura dos donos de algum animal perdido.

O modo como são colocados também devem ajudar na compreensão do leitor e, por isso, são características do anúncio classificado a linguagem direta, concisa, clara, objetiva e enxuta. 

Essa adaptação textual surge da necessidade de fazer com que o leitor não perca interesse no anúncio, faça uma leitura completa e consiga ao final compreender a mensagem que está sendo passada e também se interesse pelo produto em questão. 

Outro ponto relevante é a necessidade dos dados para contato do anunciante no corpo do texto. Isso acontece porque o intuito é estreitar a comunicação entre o emissor e o receptor da melhor forma e mais rápida possível. O número de telefone, celular, endereço físico e e-mail também são comuns e servem para a mesma finalidade. 

Estrutura do anúncio

É importante que todo anunciante siga uma espécie de estrutura básica na produção de classificados. Acompanhe abaixo como alguns pontos devem ser feitos:

• Título: o anunciante deve utilizar da forma mais chamativa possível, sendo direto e bem atrativo, no intuito de convencer o leitor, que deve se sentir atraído pelo conteúdo presente no desenvolvimento.

• Corpo do texto: nele é colocado a descrição do que está sendo anunciando, todas as particularidades inerentes ao produto . É necessário que esteja de forma objetiva, clara e com um alto teor de induzimento.

• Contato: é de extrema importância para manter uma relação entre o emissor e o receptor, por isso as informações de contato como telefone, e-mail e até mesmo endereço são importantes.

E ai gostou deste post? Se inscreva na nossa newsletter, toda semana enviamos conteúdo pra você com o melhor sobre publicação digital, e ainda se quiser nos acompanhar em tempo real, siga a gente no Instagram

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!