Blog / Publicação Digital / Conheça a importância do acervo digital para a sua publicação

Conheça a importância do acervo digital para a sua publicação

Há alguns anos se você desejasse construir um acervo com informações, dados ou documentos importantes seria essencial contar com pelo menos dois aspectos: tempo e espaço para o armazenamento.

Com as novas tecnologias, é possível fazer isso de maneira digital. No acervo digital todos os materiais podem ser acessados por meio de ferramentas, como smartphones, tablets e computadores.

Jornais e revistas também são beneficiados por esse recurso, sendo que os conteúdos que já foram publicados são compilados em um acervo digital, disponível para os assinantes a qualquer momento do dia.

Se você tem interesse em saber mais sobre a importância do método para melhorar a experiência de seus leitores, continue acompanhando a leitura deste post!

Qual a função do acervo digital?

Ao criar um acervo digital você mantém a preservação de publicações que são relevantes para o assinante, independentemente da data em que elas foram divulgadas.

Assim, os acontecimentos e fatos históricos não são esquecidos, pois ficam disponíveis para aqueles que têm interesse em assuntos específicos e que não sejam atuais.

Essa ferramenta garante que materiais produzidos durante determinado período possam ser lidos e consultados. Além disso, por ser digital, fica mais fácil organizar os conteúdos, que podem ser acessados em qualquer horário do dia, com rapidez.

Como ele é usado?

O acervo digital tem grande importância no desenvolvimento de estudos, pesquisas científicas, investigações e assim por diante. Ter esse acesso permite um embasamento maior no desempenho de diversas atividades da sociedade.

Por exemplo, pense em um assinante que precisa ter em mãos uma informação antiga para utilizá-la em seu local de trabalho. Usar um aplicativo ou um portal que tenha tudo o que ele precisa otimiza tempo, já que a busca é rápida e fácil.

Quando falamos sobre acervo impresso é mais difícil conseguir os arquivos, afinal, manter essas versões disponíveis envolve uma série de fatores, como a perda de materiais.

Por isso, a versão digital se torna mais completa e simplificada, o que facilita que os processos sejam realizados com mais agilidade.

Qual a importância da manutenção de um acervo digital?

Ofertar um acervo digital para os leitores resulta em vários benefícios e pode ser uma excelente alternativa para os assinantes.

No entanto, é válido lembrar que construir um espaço com esse tipo de informação também exige manutenção, sempre preservando os materiais da melhor forma possível ao longo do tempo.

É por isso que é fundamental escolher quais são os meios de armazenamento mais confiáveis para que nenhum documento seja perdido ou alterado.

Além disso, é importante organizar os conteúdos e manuseá-los de forma correta para que os leitores tenham uma boa experiência.

Podemos citar jornais brasileiros que são um excelente exemplo nesse assunto, como O Globo e Folha de São Paulo. Eles contam com uma navegação intuitiva no site, filtros de pesquisa e também buscam realizar a manutenção de seus acervos digitais periodicamente.

Portanto, aposte em profissionais capacitados que colaborem para um acervo digital eficiente e que forneça ao público uma quantidade expressiva de arquivos úteis e históricos.

Afinal, um acervo digital de qualidade é capaz de aumentar o engajamento com os seus assinantes e é um ponto importante para as suas publicações.

Por meio desses documentos, estudos, pesquisas e outros projetos podem ser desenvolvidos com mais facilidade. A dica é investir nessa estratégia para melhorar a preferência dos leitores por seu jornal.

Quer saber mais sobre o tema? Então, leia também sobre como ajudamos o jornal Folha de São Paulo no desenvolvimento de seu acervo digital!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!