Blog / Jornal e Revista Digital / Conheça 6 essenciais ferramentas para jornalistas

Conheça 6 essenciais ferramentas para jornalistas

A internet e as novas tecnologias transformam os meios de comunicação e as maneiras como os públicos podem ser abordados quase que diariamente. É por isso que conhecer as principais ferramentas para jornalistas é importante para os profissionais dessa área, que desejam se manter atuantes e atualizados no mercado.

E, para que você possa conhecer e passar a utilizar essas ferramentas no seu dia a dia profissional, listamos uma série delas que certamente farão a diferença na redação do seu jornal.

Ficou interessado e quer saber quais são essas ferramentas para jornalistas? Então confira nos tópicos a seguir!

1. Trello

O Trello é um aplicativo que tem o objetivo de organizar fluxos de trabalho e fazer a gestão de processos. Ele é excelente para uma comunicação rápida entre o chefe de reportagem e as suas equipes, por exemplo.

Assim, por meio de um layout prático e intuitivo, podem ser designadas as matérias que devem ser feitas por cada repórter, as escalas para coberturas especiais ou plantões aos finais de semana, entre outras atividades que facilitem o dia a dia em uma redação de jornal.

2. Toggl

Já o Toggl é mais focado para controlar a produtividade dos profissionais por meio da gestão do tempo. Com essa ferramenta é possível controlar a carga horária que um redator de notícias demora para finalizar o texto de uma reportagem, por exemplo.

Jornais que ainda trabalham com a versão impressa também podem utilizar o Toggl para calcular o tempo gasto com a diagramação das páginas.

3. Google Trends

Para produzir reportagens e matérias condizentes com aquilo que está em alta e sendo comentado no momento, é possível contar com o apoio do Google Trends.

Por meio dessa ferramenta, você pode explorar tópicos e ter acesso às palavras-chave mais pesquisadas nas últimas horas no maior site de pesquisas do mundo.

4. Twitter Trending Topics

Seguindo a mesma lógica do Google Trends, os jornalistas também podem ficar sempre de olho nos trending topics do Twitter, ou seja, nos assuntos que mais estão sendo comentados pelas pessoas no momento.

Acompanhar os TT’s, como são popularmente conhecidos, contribui para que você possa ter insights para produzir reportagens especiais e que vão de encontro àquilo que o público gostaria de ler. Isso contribui para que o seu portal de notícias tenha mais acessos.

5. Slack

O Slack é uma ferramenta que tem o objetivo de reunir listas de discussões; ou seja, em um só lugar é possível debater diversos assuntos com os colegas de jornal ou jornalistas de outros veículos para trocar informações.

Existem grupos no Slack em que jornalistas de diferentes cidades trocam informações sobre fatos que ocorrem na localidade em que cada um deles atua, por exemplo.

6. Anúncios do Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas para distribuir conteúdo jornalístico na internet. Por isso, convém que os jornalistas saibam lidar com a sua ferramenta de anúncios, possibilitando a criação de posts pagos para alcançar uma quantidade maior de pessoas.

Os anúncios do Facebook podem ser utilizados para impulsionar, principalmente, as grandes reportagens ou matérias especiais, que você gostaria que fossem visualizadas por mais pessoas ou então para alcançar nichos específicos de leitores.

Essas são apenas algumas das diversas ferramentas para jornalistas que você pode utilizar para facilitar o seu trabalho. Fique sempre atento às novidades e recicle-se como profissional.

E que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, seus colegas jornalistas também terão conhecimento sobre essas ferramentas interessantes.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!