Blog / Publicação Digital / Conheça 3 tipos de infográficos para otimizar seus conteúdos
conheca-3-tipos-de-infograficos-para-otimizar-seus-conteudos

Conheça 3 tipos de infográficos para otimizar seus conteúdos

Você sabe o que são e quais são os tipos de infográficos? Hoje em dia eles representam o que foram as fotografias no passado. Também descrevem e explicam fatos ou assuntos que não seriam bem compreendidos somente com um texto.

Por isso, tornarem-se um dos recursos mais importantes do jornalismo impresso e digital. Então, que tal conhecer mais sobre eles? Continue acompanhando a leitura e confira o que é infográfico, para que serve e quais são os seus tipos para saber quando usá-los. Boa leitura!

O que é e para que serve um infográfico?

O infográfico é uma forma visual de apresentar dados e informações. Geralmente ele é utilizado para explicar assuntos complexos por serem apresentados de forma simples e direta, auxiliando a compreensão do leitor.

Mas ele não apenas estabelece uma hierarquia de informações que deixa o conteúdo mais compreensível, o infográfico também torna a experiência do leitor mais atrativa. Isso é possível porque ele combina textos, imagens e design que chamam a atenção do leitor.

De acordo com os dados compilados na We Live In A Visual World, 90% da informação enviada para o cérebro é visual e os recursos visuais são processados 6 mil vezes mais rápido por ele do que os textos.

Dessa forma, os infográficos tornam-se uma estratégia valiosa para as empresas, inclusive para os jornais e revistas. E quais são as vantagens de apostar em infográficos? Eles podem aumentar o tráfego do seu portal de notícias em 12%.

Isso não é por acaso, já que as buscas no Google por infográficos aumentaram significativamente nos últimos anos. Sem contar que os conteúdos visuais têm 40 vezes mais chances de ser compartilhados nas redes sociais do que os outros tipos de conteúdo.

Como vimos, motivos não faltam para utilizar os infográficos em sua estratégia de marketing de conteúdo, não é? Mas existem diferentes tipos de infográficos que podem ser usados, vamos conhecê-los? Então, confira o próximo tópico.

Quais são os principais tipos de infográficos?

1. Infográficos estáticos

Os infográficos estáticos focam nas informações visuais e geralmente apresentam bastante texto. Suas especificidades se desdobram em fluxogramas, linha do tempo, listas, mapas, passo a passo, processos e comparação.

É o tipo de infográfico mais comum na internet e também é utilizado em mídias impressas, como jornais, revistas e anúncios para descrever ou explicar um determinado fato que o texto ou a foto não conseguiu detalhar.

2. Infográficos interativos

Os infográficos interativos podem impactar ainda mais, pois já são o formato de material preferido de muitos usuários. Isso acontece porque esse tipo de conteúdo costuma ser mais dinâmico e explicativo. Além de demandar menos esforço do leitor para consumi-lo.

Com isso, a previsão é de que em 2020, 82% de todo o tráfego da internet seja gerado por vídeos, como aponta uma pesquisa realizada pela Cisco. Então, invista na animação de objetos, modelagem 3D e GIF para explicar conteúdos jornalísticos complexos.

3. Infográficos animados

Dentre os tipos de infográficos, esse é o mais complexo, pois envolve animações, programação e ainda permite a interação do leitor. Ou seja, a animação é movida pelo leitor enquanto ele navega por uma página e realiza um determinado comando.

Por exemplo, informações extras podem aparecer quando os usuários clicam em fotos de candidatos de eleições locais ou nacionais. Ou ele pode aplicar zoom-in e zoom-out, entre outras funcionalidades.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de infográficos que podem otimizar seus conteúdos, que tal começar a usar essa estratégia agora mesmo? Já existem muitas ferramentas na internet que podem ajudar você a produzir materiais incríveis.

Gostou do nosso post? E que tal continuar acompanhando mais informações importantes para o seu jornal ou revista? É só seguir as nossas redes sociais para receber as atualizações. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!