Blog / Destaque / Como os aplicativos podem fazer seu jornal ou revista crescer?
Mulher olhando para aplicativos de jornais

Como os aplicativos podem fazer seu jornal ou revista crescer?

Vivemos em uma época em que a internet das coisas, ou seja, os objetos conectados à internet, já é uma realidade. A estrutura de tudo aquilo que fazemos é comunicacional e o jornalismo digital pode tirar muito proveito disso, por meio, por exemplo, dos aplicativos de jornais.

O estudioso e pesquisador da comunicação digital Márcio Carneiro dos Santos, autor do livro Comunicação digital e jornalismo de inserção: como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo, adapta para a os meios comunicacionais o conceito de design Science, desenvolvido pelo economista e filósofo Herbert Simon.

Para Santos, os veículos midiáticos precisam repensar o design que apresentam o seu conteúdo para os leitores, uma vez que o mundo está cada vez mais digital e com objetos com acesso à internet. Dentro desse contexto, surgem novidades como a utilização de aplicativos de jornal.

Os aplicativos para jornal podem ser muito úteis, portanto, para fazer o seu jornal ou revista crescer. Veja, a seguir, algumas vantagens de apostar nesse modelo para disseminar os materiais que você produz em diferentes plataformas.

Alcance

Devido aos novos hábitos dos consumidores, é importante que os jornais e revistas estejam atentos às novas plataformas para divulgar o conteúdo que produzem.

Para se ter uma ideia, na Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, desenvolvida pelo Governo Federal, foi constatado que 49% dos brasileiros utilizam a internet como fonte para obtenção de notícias sobre o que acontece no país.

Esse número animador é um indicador importante de que você precisa investir em um app para o seu jornal.

Resultados para os anunciantes

Muitos jornais que migram do papel para o ambiente digital reclamam da queda de receita com assinaturas. No entanto, outras formas de rentabilização podem ser pensadas, como disponibilizar anúncios em multiplataformas.

Com o seu conteúdo disponibilizado em diversos locais, os anunciantes terão mais visibilidade, aumentando assim os resultados alcançados e, consequentemente, você terá mais argumentos quando for vender espaços publicitários.

Novas experiências de leitura

De acordo com Andiara Petterle, vice-presidente de jornais e mídias digitais do Grupo RBS, maior grupo jornalístico da região Sul do Brasil, “as pessoas não têm amor ao papel, e sim à forma como leem o jornal”.

Por esse motivo, é interessante que você produza um conteúdo diferenciado, com muitas imagens, links, vídeos, enfim, tudo aquilo que é possibilitado pelo hipertexto. Para isso, no entanto, é importante encontrar uma plataforma adequada, como os aplicativos.

Muitos benefícios em um único local

Alguns aplicativos de jornais, como a Solução de Portais da Maven, disponibilizam diversos benefícios para os veículos comunicacionais que o contratam.

Entre eles podemos destacar a responsividade nos sistemas Android e iOs, a navegação intuitiva, espaço para inclusão de anúncios, integração com as redes sociais, menu dinâmico e configurável, entre outros.

Conseguiu entender como os aplicativos de jornais são importantes para fazer o seu jornal ou revista crescer? Se você ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco. Será um prazer colaborar para o sucesso do seu negócio!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!