Blog / Uncategorized / COMO ESCOLHER UM PROVEDOR DE HOSPEDAGEM APROPRIADO PARA SEU SITE ?

COMO ESCOLHER UM PROVEDOR DE HOSPEDAGEM APROPRIADO PARA SEU SITE ?

Encontrar a hospedagem certa para o seu site pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os proprietários de empresas. Existem inúmeros provedores por aí, e cada um oferece recursos diferentes que podem parecer iguais, tornando muito mais difícil encontrar o host perfeito para uma solicitação específica.

Para ajudá-lo a escolher um provedor de hospedagem na web, sugerimos que antes determine as  necessidades do site que está sendo lançado. Tendo essas informações, você pode entender muito melhor as funcionalidades oferecidas pela maioria das empresas de hospedagem na web, que por sua vez o ajudarão a tomar uma decisão informada sobre a escolha do plano de hospedagem certo para o seu site.

DETERMINANDO AS NECESSIDADES DO SITE.

Qual é o objetivo do lançamento do site? Esta é a primeira pergunta que um novo proprietário de site deve fazer a si mesmo antes de escolher um plano de hospedagem na web. Por exemplo, se você estiver construindo um hub de anúncios ou galeria online, suas necessidades de hospedagem serão diferentes daquelas de alguém lançando uma poderosa loja online.

Para ajudar a definir claramente as metas e objetivos que o site deve resolver, bem como para obter um entendimento claro de qual tipo de hospedagem é o mais adequado, oferecemos uma lista de questões para pensar:

  • Quanta informação está planejada para ser postada no site?
  • Haverá necessidade de aceitar pagamentos através deste site?
  • Qual tráfego é projetado ?
  • Quão profundas são as suas habilidades de Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)?
  • Quanto dinheiro você pode pagar pelos serviços de hospedagem?
  • Existem outros serviços além da hospedagem que você gostaria de receber de um provedor de hospedagem?

Ao considerar cuidadosamente as respostas às perguntas acima, você pode obter as informações básicas de que precisa para fazer uma escolha informada de hospedagem na web com base nas necessidades expressas. Na próxima seção, daremos uma olhada em alguns dos tipos de hospedagem na web oferecidos pela maioria dos provedores.

TIPOS DE HOSPEDAGEM

Ao procurar um provedor de hospedagem na web, os usuários provavelmente se depararão com uma miríade de diferentes tipos de hospedagem, variando em preço e lista de recursos.

Esses tipos podem ser chamados de maneiras diferentes dependendo do provedor específico, mas em geral podem ser divididos em quatro categorias principais: 

Hospedagem compartilhada: a hospedagem compartilhada é o tipo mais comum e geralmente o mais barato de hospedagem na web. É perfeito para blogs ou sites de pequenas empresas com orçamento limitado. Este tipo de hospedagem envolve a hospedagem de conteúdo em um servidor “compartilhado” onde também estão localizados arquivos de outros sites. Por esse motivo, a velocidade de acesso a esses sites pode muitas vezes cair e, às vezes – no caso de aumento de tráfego – o site pode ficar totalmente indisponível temporariamente. 

Apesar de a hospedagem compartilhada em geral ser uma opção bastante confiável, está longe de ser ideal nos casos em que o site gera grande volume de tráfego, bem como quando a velocidade de acesso é importante para o seu funcionamento.

Hospedagem dedicada: A hospedagem dedicada é a próxima depois da hospedagem compartilhada, que envolve o uso de um servidor separado dedicado especificamente para hospedar um site. Ao contrário da hospedagem compartilhada, essa opção é ideal para sites que geram alto tráfego, onde a velocidade de carregamento da página e a confiabilidade são de extrema importância.

Hospedagem em nuvem: hospedagem em nuvem oferece hospedagem de um site em vários servidores, em vez de um servidor compartilhado ou dedicado. A hospedagem em nuvem geralmente oferece aos usuários mais flexibilidade e funcionalidade do que servidores compartilhados ou dedicados, mas em alguns casos os usuários podem precisar de um pouco mais de conhecimento técnico e know-how, tornando esta opção mais adequada para empresas com um departamento técnico experiente.

Hospedagem gerenciada: a hospedagem gerenciada (que está se tornando cada vez mais popular) oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades – em particular, fornece aplicativos para a criação de sites, complementos e plug-ins adicionais. Este tipo de hospedagem é “operado” pelos principais provedores de hospedagem, sendo a hospedagem WordPress a mais popular. Essa opção é mais cara do que a hospedagem compartilhada, mas é uma excelente escolha para empresas que buscam um pacote completo que requeira um mínimo de esforço do usuário e ofereça um nível adicional de suporte ao cliente.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS 

Cada tipo de hospedagem na web inclui muitos recursos diferentes que estão incluídos no pacote padrão ou podem ser adicionados ao plano de hospedagem selecionado. Neste ponto, o usuário já deve ter uma ideia definitiva de qual tipo de hospedagem na web é mais adequada para o seu site, portanto, a seguir, propomos conhecer mais detalhadamente algumas das principais funções oferecidas pelos provedores de serviços de hospedagem na web.

Segurança: a segurança deve ser a principal preocupação para o funcionamento de todos os sites – independentemente do tipo de negócio que você faz. No entanto, embora a maioria dos provedores ofereça criptografia SSL, bem como alguma forma de backup como padrão, os sites de processamento de pagamento podem precisar de uma camada adicional de segurança – em particular, mais criptografia avançada e proteção contra ataques DDoS ou hacking.

Armazenamento de informações: a escolha de um espaço para armazenar informações nos leva de volta à nossa pergunta original: “Para que fins o site foi lançado?” Se está a criar um site que irá conter principalmente informação textual, com um número mínimo de imagens e vídeos, um plano tarifário com pouca capacidade de armazenamento será suficiente para si. No entanto, um site que contém muitas imagens e vídeos de alta definição sugere um plano de armazenamento maior.

Largura de banda: como a largura de banda determina a velocidade em que os dados trafegam, um site com alto tráfego e conteúdo para download provavelmente precisará de links de largura de banda ilimitada ou alta. E vice-versa – para sites com baixo tráfego, a disponibilidade de canais com menor largura de banda é suficiente.

Ferramentas de construção de sites: conforme mencionado na seção anterior, os planos de hospedagem gerenciada exigem ferramentas de construção de sites dedicadas para ajudá-lo a completar a tarefa de construir e hospedar um site de uma só vez. Esta é uma ótima opção para empresas que buscam soluções simples para construir sites e atender às suas necessidades de hospedagem. Encontre mais detalhes sobre este serviço neste site. No entanto, para grandes empresas que têm a capacidade de atrair desenvolvedores e designers, essa opção dificilmente é adequada.

Em última análise, a solução para o problema de escolha de hospedagem na web para um site deve ser determinada com base em suas necessidades. Os recursos disponíveis também devem ser considerados, tanto em termos de orçamento quanto em termos de uma equipe experiente. A escolha das várias opções para resolver o problema da hospedagem na web de um site é mais ampla do que nunca . 

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!