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Como escolher os melhores canais de comunicação para falar com seu público?

Para chegar até o seu público é preciso escolher os melhores canais de comunicação para que tragam o resultado esperado e sejam eficientes.
Existem diferentes opções de canais que podem ser usados e conhecer cada um deles e suas finalidades pode ser o fator decisivo para ter sucesso na escolha.

Melhores canais de comunicação
Saiba como escolher os melhores canais de comunicação de acordo com os recursos que eles oferecem e as necessidades dos seus públicos.

Para quem busca rapidez e segurança
Por mais que pareça que o telefone está em desuso, em algumas situações ele acaba sendo bastante valioso para os clientes.
Por exemplo, um paciente que deseja marcar uma consulta em uma clínica médica, pode preferir ligar, descobrir os dias que o seu médico está disponível e agendar a consulta por telefone.
Dessa forma, ele pode escolher os horários e não terá uma surpresa desagradável de erro no sistema.

Para quem deseja interagir
As redes sociais são excelentes para envolver o público e o aproximar mais da marca.
Qualquer empresa que queira ser próxima de seus clientes pode recorrer a esse meio, pois ele é dinâmico, permite a interação por texto, vídeos e imagem e respostas imediatas.
As redes sociais também podem ser utilizadas para as vendas, permitindo que negócios sejam fechados por meio delas.

Para educar o consumidor e atrair a atenção
Os melhores canais de comunicação para quem está buscando orientar o consumidor, ou seja, sanar uma dúvida ou problema é por meio de conteúdo de qualidade.
Vamos supor que a pessoa comprou um carro e quer fazer um seguro, mas, não sabe como esse produto funciona e possui muitas dúvidas.
Nesse caso é possível ter um blog ou canal no Youtube no qual a sua seguradora vai explicar como funciona o serviço e dar dicas de como contratar um seguro auto.
O cliente se acostuma com a linguagem da empresa, ganha confiança e acaba fazendo uma compra por algum canal disponível.

Para divulgar
A divulgação e fundamental para qualquer empresa e alguns canais de comunicação costumam ser bastante eficientes.
O e-mail marketing, quando utilizado com uma frequência razoável e seguindo o funil de vendas, traz excelentes resultados.
Vamos supor que tenha um lead que deseja comprar um plano de saúde. Com os e-mails ele pode saber de promoções e vantagens, se interessar e acabar se tornando um beneficiário.
O SMS e aplicativos de mensagem também conseguem produzir o mesmo efeito.
A diferença é que nesses últimos dois casos não se tem tanto apelo visual, por isso a mensagem deve ser objetiva.

Para prestar suporte
Depois de vendar é preciso trabalhar o pós-vendas e garantir que o suporte necessário seja prestado ao cliente.
É possível contar com diferentes canais para esse tipo de situação, sendo eles chat, telefone e aplicativos de mensagens.
A vantagem é que eles permitem a interação imediata, não fazendo com que a pessoa precise aguardar por uma resposta em algumas horas ou dias.
Para escolher entre os melhores canais de comunicação é preciso entender a necessidade dos clientes e adequar o meio para isso.
Utilizar múltiplos canais pode tornar mais fácil a interação e garantir uma aproximação maior com o público.


Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

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