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Como engajar e conquistar o público por meio de conteúdos de qualidade

Ao oferecer um site com conteúdos de qualidade, é possível atrair e fidelizar muitos clientes. Afinal, o usuário sempre está atrás de informações relevantes. Veja como conquistar seu público!

Na hora de gerar leads para o seu site, muitas pessoas acabam não sabendo o que fazer, depositando todas suas fichas em tráfego pago. Por mais que o tráfego pago possa trazer resultados, ele também requer investimento financeiro.

Mas o que muita gente negligencia é o tipo de conteúdo que divulga em suas páginas, focando apenas em propagandas de produtos ou serviços, sem pensar em formas para atrair e engajar o público.

Uma das formas mais eficazes de atrair e engajar usuários na internet, atualmente, é o tão aclamado e comentado marketing de conteúdo, adotado por inúmeras empresas em suas estratégias.

O marketing de conteúdo e as redes sociais

O marketing de conteúdo foca em entregar informações relevantes, a fim de entreter ou informar, como estratégia de marketing, para atrair clientes e gerar mais vendas. 

Essa tática é relativamente nova, mas vem crescendo exponencialmente desde 2013 no mundo. Com o estouro das redes sociais, essa estratégia vem crescendo cada vez mais, sendo aplicada por empresas de todos os segmentos imagináveis. 

Estima-se que mais de 40% das empresas presentes na internet estejam criando conteúdo para engajar e prospectar clientes.

A demanda por conteúdo atualmente é muito maior, com o sucesso das redes sociais as pessoas utilizam este meio para consumir conteúdo, seja informativo ou para entretenimento. Para entregar informações relevantes, conquistar e engajar os seguidores, podemos contar com algumas estratégias do marketing de conteúdo.

Estratégias do marketing de conteúdo para aumentar o engajamento do seu público

1) Analise seu público-alvo:

Saber quem é seu público ajuda a segmentar melhor seus conteúdos, além de adequá-los em formato e linguagem que seja melhor aceitável para a parcela de pessoas que você quer atingir. 

Os dados mais importantes para você saber do seu público são:

  • Dados demográficos como gênero, idade, localização, nível de educação, ocupação, e informações de estilo de vida, estado civil, entre outros;
  • Comportamento on-line: compras, tempo de acesso, horário em que mais acessa, dispositivo utilizado.

É relevante fazer uma pesquisa com seu público para descobrir seus desejos e problemas. Assim o conteúdo pode ser criado de forma que atenda seus desejos e resolva seus problemas, de acordo com seu produto ou serviço

2) Otimize o SEO do seu site:

As práticas de SEO (Search engine optimization) irão deixar o seu site, e seu conteúdo, otimizado para que o Google ou os outros buscadores encontrem facilmente as palavras-chave que você utilizar em seu texto ou imagens. 

É ideal que o conteúdo criado para o site seja feito aplicando as regras de SEO, para que o público encontre de maneira mais fácil e rápida o seu site na hora de buscar por determinadas palavras-chave.

Por exemplo, o site SeguroAuto.org utiliza das técnicas de SEO em seus conteúdos informativos sobre seguro de automóvel, tirando dúvidas pertinentes e informando as pessoas que buscam por este assunto. Ao entrar no site, o usuário já nota que, diretamente por meio dele, é possível fazer a contratação de seguro auto on-line, de maneira rápida e fácil, trazendo assim mais clientes para a empresa de forma orgânica.

Entre as práticas de SEO que podem ser utilizadas no site, estão a legibilidade do texto, qual tipo de fonte utilizada, as imagens de apelo visual, entre outras ferramentas. Estas podem ser utilizadas para melhorar a página para melhor colocação nos buscadores.

3) Gere conteúdo relevante para seu público

Depois de saber quem é seu público-alvo e otimizar seu site para receber os acessos provenientes de busca orgânica, é hora de criar conteúdos relevantes, seja para o site, seja para compartilhamento em rede social.

Para se inspirar, existem diversos sites e plataformas que medem o que as pessoas estão buscando nos principais mecanismos, de acordo com o nicho. O Google, por exemplo, possui o Google Trends, entre outros serviços, que mostra quais palavras-chave foram buscadas de acordo com aquele nicho, mostrando dados demográficos do público como localização e faixa etária. 

Esses dados são importantíssimos para criação de conteúdo, pois você tem as informações das maiores buscas e dúvidas do público sobre o seu nicho, abrindo um leque de conteúdos pertinentes que irão atrair visualizações e acessos para o seu site.

4) Interaja com o público nas redes sociais

Para ter um público engajado é preciso trabalhar com o site e as redes sociais de forma conjunta. No site, você pode oferecer os conteúdos na íntegra, além de apresentar seus serviços e produtos. 

Nas redes sociais, pode entregar o conteúdo de outras formas, como pequenos textos, imagens, vídeos, além de interagir com o público, respondendo comentários, incentivando as pessoas a enviarem dúvidas, entre outros.

Por: Andreia Silveira, editora de conteúdo no SeguroAuto.org. 

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4 Comments

  1. […] exemplo, se você tem um site com um belo design, rápido, com conteúdos relevantes e que funciona bem tanto no computador quanto em tablets e celulares, enquanto o site do seu […]

  2. […] isso chegamos ao fim, deixando claro como o marketing de conteúdo vai muito além de meras “estratégias de venda”. É uma cultura organizacional inteira, que […]

  3. […] conteúdos relevantes é uma das maneiras de atrair a audiência. Essa é uma forma de fazer com que as pessoas cheguem […]

  4. […] que visa a se “relacionar” com os clientes de um modo mais qualificado do que antes, gerando engajamento real no […]

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