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Geração de leads; Como atrair novos contatos e nutrir os que já estão na carteira?

A geração de leads é um importante passo para aumentar as oportunidades de negócios em sua empresa. 

Um lead é um cliente em potencial, alguém que se interessou pelo seu conteúdo a ponto de fazer um cadastro ou de alguma forma apresentar dados pessoais.

Pessoas que se cadastrem para receber informações sobre sua locação de espaço comercial, por exemplo, são leads.

Sem leads, a tendência é que você consiga cada vez menos vendas, o que pode ser bastante prejudicial para o futuro de sua empresa. Por isso, é importante pensar sempre em estratégias que gerem novos.

Entretanto, não basta criar novas oportunidades. Você precisa saber cativar e nutrir os leads que já possui para conseguir avançar com eles no funil de vendas, transformando-os aos poucos em pessoas que de fato estão interessadas em consumir seus produtos ou serviços.

Como nutrir seus leads?

A nutrição dos leads é um passo importante para suas negociações. Isso porque o lead é uma pessoa interessada, mas que ainda não se tornou um cliente de fato.

Portanto, é muito fácil perder esta pessoa se você não apresentar algo que a atraia.

Por isso, é importante ter cuidado com seus passos em relação a estes leads, uma vez que seu objetivo é fazê-los caminhar pela jornada de compra até o encerramento, quando ele de fato se torna um cliente.

Segmentando seu público

Quando você entende seu público-alvo, seus gostos e interesses em comum, é muito mais fácil segmentar as pessoas que chegam até seu site. 

Dessa forma, você conseguirá interagir de um modo muito mais assertivo, conquistando os leads que se encaixarem neste segmento.

Para conseguir uma boa comunicação, é preciso que você entenda o linguajar que eles falam. 

Falar a mesma língua é um importante passo para garantir o interesse destas novas pessoas, que representarão seu futuro público.

Ao oferecer um espaço de coworking, por exemplo, você deve identificar pessoas que realmente se interessam no tópico para tomar como leads.

Se você consegue criar uma linguagem direta, objetiva e que eles consigam se conectar, terá muito mais chances de atingi-los, criando um conteúdo que os deixará mais à vontade para conhecer e consumir.

Estruturar o caminho

O funil de vendas e a jornada de compras são caminhos que o lead fará sem ter exatamente conhecimento de que está trilhando estes passos. 

Cabe a você enquanto empresa guiá-lo, estruturando todo o processo para que ele se sinta satisfeito.

Isso significa não só planejar cada uma das etapas contidas nessa jornada, mas também compreender e conhecer todos os detalhes do processo de vendas.

Para que assim, você não acabe gerando dúvidas ou insatisfações, que possam gerar problemas no futuro.

Uma empresa de gestão patrimonial precisa acompanhar o cliente em cada etapa da jornada para conseguir um bom resultado, por exemplo.

Para uma maior compreensão deste caminho, você pode se atentar a algumas etapas pelas quais o lead passa antes de se tornar cliente, como:

  • Aprendizado;
  • Identificação de problema;
  • Busca por solução;
  • Decisão de compra.

Esta é uma sequência padronizada e simplificada do que cada um de seus futuros clientes passa. 

Quando você entende as necessidades geradas por cada um deles, consegue compreender que passos tomar para uma boa estratégia.

Respeite seu cliente

Um lead tem seu próprio tempo de ação. Se você for muito incisivo em um momento errado, pode acabar se tornando inconveniente e encerrando uma relação que poderia gerar uma venda.

Uma pessoa que busca um computador novo certamente fará mais pesquisas antes de se decidir, e você deve respeitar essa decisão.

Entretanto, é importante estar sempre a disposição, além de inserir eventuais lembretes para incentivar seu cliente a dar o próximo passo. 

Um bom planejamento estratégico de suas ações de marketing prepara a empresa para passar por cada uma destas etapas.

Assim, você estará pronto para qualquer tipo de ação que seu cliente esteja pensando em tomar, seguindo em frente ou tentando resgatá-lo caso ele decida seguir um outro caminho por conta própria.

Atenção aos resultados

O perfil do cliente atual mudou. Os avanços tecnológicos tornaram os clientes muito mais exigentes, e você precisa ter cuidado para identificar se as ações estão satisfatórias para que eles se mantenham sempre ligados à jornada de compra.

Nutrir leads requer sutileza, mas é importante que você não deixe a corda muito solta ou poderá perder a oportunidade de manter e fidelizar um cliente no futuro.

Considerações finais

Qualquer empresa que tem o sonho de se tornar uma líder no mercado compreende a necessidade da geração e nutrição de leads

Eles serão os clientes que alavancarão seus processos e manterão a empresa no topo.

Por isso, todo o cuidado deve ser tomado para que estas pessoas tenham uma experiência satisfatória em sua empresa, gerando assim resultados ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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3 Comments

  1. […] não pareça, essa pode ser a diferença entre conquistar ou não leads (potenciais clientes) para o seu negócio, facilitando a comunicação e ajudando a definir melhor […]

  2. […] algumas que podem ser estratégicas para o negócio, por exemplo, as que ajudam a fechar uma venda. Elas devem ser linkadas mais vezes em outros artigos e páginas a fim de direcionar o usuário […]

  3. […] fato, as bases dele são a tentativa de fazer com que os clientes não apenas fiquem satisfeitos ao fim da experiência, seja de compra de produtos ou de […]

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