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Assinatura recorrente

Como a receita recorrente gera mais estabilidade para o negócio?

Em momentos de crise, muitas empresas ficam inseguras quanto à sua estabilidade financeira, pois o ritmo de vendas diminui e o faturamento também. Isso interfere nas decisões estratégicas. Mas existe uma maneira de amenizar esse problema e gerar mais estabilidade para o seu negócio! Como isso pode ser feito? Por meio da receita recorrente.

Então, confira neste post o que é receita recorrente e como esse modelo pode ajudar a sua empresa em momentos de instabilidade no mercado.

O que é receita recorrente

Também conhecida como plano de assinaturas, é um sistema de pagamento recorrente de um produto ou serviço. Por exemplo, uma empresa vende um produto ou serviço específico durante um determinado tempo e a cobrança é automática.

A forma de pagamento é pré-acordada, podendo ser mensal, bimestral ou anual. O tempo da oferta do produto pode ser indeterminado ou determinado. O cliente pode interromper o serviço quando quiser. Em alguns casos, não há multas ou taxas adicionais quando isso acontecer.

Os tipos de negócios que comumente têm receitas recorrentes são os clubes de assinaturas, serviços de streaming e software as a service (SaaS).

Quais são os benefícios desse modelo

Segurança financeira

A receita recorrente é considerada um modelo sustentável para gerir uma empresa, pois permite prever o quanto uma empresa terá para receber durante um determinado período de tempo. Com isso, tem informações mais precisas para tomar decisões importantes, como se organizar financeiramente para realizar investimentos.

Além do mais, por meio da cobrança automática — por meio do cartão de crédito —, há uma redução com os custos de cobrança e com a taxa de inadimplência. Isso diminui a insegurança da empresa em relação à sua saúde financeira.

Fidelização de clientes

É importante que toda empresa busque por alternativas que prolonguem o seu relacionamento com os clientes. Por exemplo, um jornal tradicional pode se adaptar à evolução tecnológica e oferecer aos seus clientes a versão digital. Dessa forma, é possível fidelizar os atuais clientes.

Também é importante investir em ações que os deixem mais satisfeitos com os serviços de assinaturas, como descontos. Isso ajuda a diminuir a taxa de cancelamento e a facilitar a renovação de contratos.

Geração previsível de leads

Com o serviço de receita recorrente, os clientes evitam o incômodo de ter que renovar mensalmente a assinatura dos serviços prestados por uma empresa. Dessa forma, torna-se mais conveniente para o cliente fazer negócios com a empresa.

À medida que a empresa investe em ações para satisfazê-los, cria oportunidades para tornar os consumidores em potenciais clientes. Assim, aumenta o faturamento da empresa e diminui a taxa de rejeição ao serviço prestado.

Como ter sucesso com a receita recorrente

Ofereça incentivos de curto prazo

Essa estratégia serve para atrair novos clientes ou deixar mais satisfeitos os atuais clientes. Por exemplo, pode ser oferecida uma experimentação gratuita temporária ou um percentual de desconto no valor da assinatura por um determinado período.

Disponibilize diversas formas de pagamento

Avalie o perfil do seu público e disponibilize diversas formas de pagamento para não perder a oportunidade de atrair um novo cliente. Conte com uma empresa especializada em pagamentos online, como a PayPal.

Acompanhe os resultados

É muito importante medir a performance do time de vendas e o crescimento das assinaturas. Por isso, avalie o valor que o cliente gera para a empresa com o Customer Lifetime Value, além do índice de cancelamento (Churn) e o custo de aquisição de clientes (CAC).

O serviço de receita recorrente ou plano de assinaturas é uma boa estratégia de fonte de receita para empresas de diversos segmentos, principalmente para serviços online, como revistas e jornais. Como vimos, são muitas as vantagens de se trabalhar com esse modelo.

Quer saber mais sobre receita recorrente e como adotar esse modelo em seu negócio? Então, entre em contato conosco!

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