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Como a criação de uma persona impacta na geração dos seus leads?

Com o avanço tecnológico e a chegada das redes sociais, é cada vez mais comum as pessoas terem a vontade de empreender ou apenas vender algum trabalho. Para tal, é importante saber a diferença entre persona e público-alvo.

Persona nada mais é do que a humanização do seu consumidor, isto é, a criação de um personagem que representa o seu cliente ideal. Já o público alvo é um conjunto de fatores e dados que compõem uma ideia generalizada do seu cliente.

Contextualizando, o seu público-alvo talvez seja homens entre 25 e 30 anos, que moram em grandes cidades, com renda entre R$ 1.800,00 e R$ 3.500,00 mensais, interessados em reformas construção civil.

Já a persona é a humanização de seu cliente, sendo algo bem mais específico.

Por exemplo: João tem 27 anos, é solteiro,  formado em engenharia civil e atualmente trabalha como analista de logística pleno. Pretende se casar em até 2 anos, e em seu tempo livre, joga videogame com os amigos.

Embora não pareça, essa pode ser a diferença entre conquistar ou não leads (potenciais clientes) para o seu negócio, facilitando a comunicação e ajudando a definir melhor o seu foco comercial.

Sem um persona bem definida, um dos problemas que podem acontecer é você não falar a mesma língua de seu público e acabar tentando vender roupas para alguém que busca um buffet para aniversário de 30 anos.

Para te auxiliar, alguns dos benefícios ao criar uma persona são:

  •  Ajuda a definir um objetivo para seu trabalho;
  •  Facilita a comunicação com o seu público;
  •  Guia sobre o que e como criar conteúdo;
  •  Acertar na escolha das melhores redes sociais.

A seguir, entenda um pouco mais sobre os pontos citados acima. Por isso, continue lendo!

Passos para criar uma persona

Não é uma regra talhada a pedra, porém, alguns passos podem ser seguidos para garantir a criação de uma persona de forma efetiva. Uma entrevista com as perguntas certas são a chave para o sucesso.

Detalhe o perfil do cliente com perguntas que podem te ajudar a se comunicar melhor com ele e entender de fato o que ele quer e precisa. Em algum momento, perguntar, por exemplo, sobre móveis planejados quarto casal pode ajudar.

Também questinone sobre a idade dele, qual seus hábitos, seu cargo atual, hobbies e crenças, estilo de vida, quais são as suas principais referências para o trabalho atual, etc.

Outro ponto bastante importante é decidir quem será entrevistado. Pode parecer algo simples, mas a escolha de pessoas erradas pode fazer com que crie uma persona não compatível com o seu negócio.

Como realizar a abordagem ideal para uma entrevista?

Agora que o roteiro já foi montado e estabelecido, as perguntas certas já foram decididas e você está preparado, está na hora de decidir os entrevistados para a coleta de dados, e não é necessário o aluguel de espaço comercial para isso.

O primeiro ponto é olhar as pessoas que estão sempre ativas nas redes sociais, aquelas que mais interagem com a página ou mais consomem os produtos e dão feedbacks sobre.

Ao observar os tipos de postagens, perfil e forma como descreve suas ideias, já é possível descobrir alguns dados e formar uma percepção de como aquela pessoa é. Talvez elas estejam entre seus maiores consumidores.

Também é bastante interessante explorar a sua rede de contatos, pedir indicações de pessoas e até mesmo de serviços que possam ajudá-lo a criar esse perfil.

Quanto a forma de abordar, seja transparente com o seu público. Informar que está buscando traçar um perfil e que o indivíduo se encaixa no que você busca, pode fazer com que se sinta mais disposto a te ajudar.

Chame no privado, disponibilize algumas informações para contextualizar a pessoa. Talvez algum brinde como agradecimento especial ao final seja sempre um incentivo a mais.

Além disso, se atente às informações obtidas. Através delas, você será capaz de construir mais de um perfil, aumentando o seu leque de possibilidades e fazendo com que entenda as variâncias do processo.

Conclusão

As redes sociais serão o seu carro chefe, portanto, sempre esteja antenado pelas mudanças que podem acontecer nelas para ser rápido e eficaz em atender os seus seguidores. Eles são a alma do negócio!

Vincule todas as redes sociais possíveis, quanto maior o seu alcance, maior o seu público. Isso pode fazer com que crie diversas personas, uma para cada rede social.

Por fim, esperamos que esse artigo possa te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância de entender o seu público. Lembre-se: investir neles é investir no seu negócio!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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