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Portais de notícias: as principais características dos textos na internet

Os textos na internet trouxeram uma nova realidade para as redações de jornais, que deixaram de produzir apenas para publicações impressas e passaram a incluir a produção de conteúdos que apresentam características da notícia bem particulares.

Saber como produzir para os novos meios de comunicação é uma situação nova para os jornalistas tradicionais, habituados com o meio impresso apenas. Por isso, criamos uma lista com as principais características dos textos na internet, para que você possa adquirir novos conhecimentos e colocar em prática na sua rotina de trabalho. Confira!

Quais as principais características dos textos na internet?

Os textos presentes na internet carregam mais que, simplesmente, a carga de informação. Muito além disso, eles são ferramentas que permitem alcançar vários outros objetivos por conta da sua capacidade de interagir com o leitor e levá-lo a realizar alguma ação. Confira agora as principais características desses recursos!

Hipertexto

O conceito de hipertexto foi desenvolvido pelo teórico Pierre Lévy e representa uma forma de escrita na qual o leitor não precisa seguir uma ordem linear. Exemplo disso pode ser visto no site de pesquisas Wikipédia.

Nesse site, o internauta é guiado por um índice remissivo e, conforme clica em links e intertítulos, é direcionado para outras páginas, com outros conteúdos complementares. Isso faz com que o leitor possa ter vários caminhos e uma experiência mais rica.

Ao publicar uma notícia sobre uma investigação policial em determinada cidade, por exemplo, é possível fazer hiperlinks com outras publicações antigas, que tragam informações sobre outros atos realizados na mesma operação, em dias anteriores.

Objetividade

Os textos na internet precisam ser objetivos e chamar a atenção do leitor, uma vez que há vasta concorrência, principalmente quando divulgados nas redes sociais. Isso não quer dizer que os portais de notícias não possam publicar conteúdos mais aprofundados, como artigos de opinião de colunistas.

No entanto, as notícias corriqueiras do dia a dia precisam ser breves, pois o consumidor atual é voraz e gosta de acompanhar tudo o que acontece em primeira mão. Logo, desenvolver textos muito longos, além de afastar o leitor, faz com que a publicação demore para ser produzida e publicada, gerando atraso em relação aos veículos concorrentes.

Interatividade

Os textos na internet também precisam ter interatividade, pois os consumidores de conteúdo contemporâneos gostam de dar opinião, enviar feedbacks e até mesmo contribuir com materiais, como fotos e vídeos amadores de situações que presenciaram e foram noticiados.

A interatividade pode ser estimulada em caixas de comentários nos portais de notícias e nas redes sociais em que as matérias são divulgadas, como na página do jornal no Facebook.

Otimização

É importante que os jornalistas da atualidade também tenham conhecimento em SEO, recurso que permite que os textos sejam mais bem posicionados em buscadores como o Google. Assim, podem ser pesquisadas palavras-chave que estão em alta e produzir matérias com base nelas. Isso ajuda a fazer com que o portal conquiste mais leitores, que o descobrirão nos sites de pesquisa.

Adoção de conceito de personas para a escrita

Outra particularidade dos textos presentes na internet é a adoção de uma persona para direcionar o assunto retratado no texto. Isso tem bastante relevância, pois permite que o conteúdo seja produzido com muito mais clareza e objetividade para atender um público específico.

Com essa técnica é possível evitar que o assunto se torne vago e sem um direcionamento claro sobre para quem foi escrito o artigo. Assim, fica bem mais fácil interagir com o leitor e alcançar outros objetivos do campo de marketing online.

Perguntas

Outra característica muito comum nos textos da internet é a presença de perguntas ao longo do artigo. Elas são muito recomendadas, pois é uma excelente forma de estimular o engajamento do leitor e interesse para que se interaja com o assunto abordado no conteúdo, o que pode proporcionar bons resultados para seu projeto de texto.

Por isso as perguntas ganham tanta importância: no meio online um dos pontos mais valorizados por quem trabalha pela internet é manter uma boa interação com o usuário do site.

Fontes e referências hiperlinkadas

Quanto mais o conteúdo produzido na internet demonstrar ao leitor que tem relevância e objetividade com os tópicos e temas abordados, melhor será para gerar uma boa experiência com a leitura do conteúdo.

Ademais, afirmações e embasamentos teóricos e estatísticos devem ser comprovados para não haver a perda de credibilidade. É aí que entram as fontes e referências hiperlinkadas ao longo do artigo. Isso permite que o leitor tenha mais segurança nas informações prestadas no seu post.

Como funcionam os 4 princípios da webwriting?

Primeiramente, vale ressaltar que a expressão webwriting se relaciona ao conjunto de técnicas de escrita e diagramação de textos que têm a finalidade de tornar o conteúdo mais eficiente para determinados objetivos da internet, como posicionamento em mecanismos de busca e alcance de público-alvo.

Com base na definição do que consiste o webwriting, é possível avaliar com mais clareza os 4 princípios dessa ferramenta:

  • princípio da acessibilidade;
  • princípio da objetividade;
  • princípio da navegabilidade;
  • princípio da encontrabilidade.

O primeiro serve para destacar o cuidado com a forma como o conteúdo produzido pode ser facilmente acessado pelo visitante de um site, de modo a facilitar o seu contato com o texto. Temos também o princípio da objetividade que, como o próprio nome sugere, visa tornar o conteúdo mais claro e direto quanto ao assunto que o texto deseja passar ao leitor.

Já o princípio da navegabilidade tem a intenção de deixar o texto “chamativo” de modo que, ao acessá-lo, o leitor aprofunde na leitura e a interação com o conteúdo criado pelo site. Por fim temos o princípio da encontrabilidade, que utiliza as técnicas de SEO e outros meios para deixar o seu artigo visível ao público, ou seja, tem tudo a ver com a facilidade das pessoas em localizar o seu conteúdo nos mecanismos de busca da internet.

Essas são algumas das principais características que os textos na internet têm e que devem ser observados pelos criadores de conteúdo para portais de notícias. Então, para obter sucesso, comece a colocá-las em prática no seu veículo de comunicação e conquiste mais leitores, espaço e credibilidade em sua região de atuação ao construir características da notícia de forma estratégica.

Gostou do artigo? Então confira também nosso post sobre segurança e privacidade na internet e fique por dentro de mais temas relevantes para você!

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