Blog / Publicação Digital / Blockchain no Jornalismo: a tecnologia para combater as fake News

Blockchain no Jornalismo: a tecnologia para combater as fake News

O número de notícias divulgadas por dia no cenário digital é imensamente maior do que no impresso. Tamanho volume de informação pode ser bom, mas também pode ser ruim, é nesse caso que entram as fakes news. Esse é um problema que tem sido discutido a nível mundial e que parece estar longe de termos uma resolução. As pessoas têm cada vez mais acesso à internet. Dessa forma conseguem ter um fluxo de troca de informações muito superior ao que existia poucos anos atrás.

Fake News é um assunto que tem sido pautado em diversos setores, mas que tem estado em alta principalmente no setor jornalístico, já que são os maiores prejudicados. A população está sendo exposta a diferentes visões de um mesmo assunto em um curto espaço de tempo. Porém, nem sempre o leitor pode verificar as fontes daquilo que consome. O botão de compartilhar é acionado sem que tenhamos certeza da veracidade daquilo que acabamos de ler e, a partir daí, dá-se chance para que a mesma matéria seja replicada em diversos outros lugares por leitores que farão o mesmo.

Grandes jornais e outros veículos de comunicação de prestigio tem como princípio ético ter esse tipo de cuidado. É garantido, assim, que todas as informações são confirmadas por diferentes fontes. Comprar um jornal, é comprar a certeza na veracidade daquelas informações.

Mas como transparecer essa confiança no digital?

É de suma importância que sua fonte seja de confiança e que você tenha como verificar tais informações antes de publicá-las. Mas se a sua empresa de comunicação já é estruturada e sua equipe segue com todos os passos éticos estabelecidos para aqueles que produzem conteúdo, a tecnologia Blockchain promete ser a sua mais nova aliada.

A publicação baseada em blockchain pode mudar a natureza de troca entre quem fornece informação e o leitor. Atualmente, o usuário fornece ao Facebook, por exemplo, dados privados em troca de informações, serviços e acesso a outros usuários. Já a troca junto a blockchain é uma contribuição construtiva em troca dos mesmos benefícios. Os termos de troca são totalmente transparentes (algo que tem sido motivo de julgamento judicial no caso do Facebook).

Parte do argumento para o sucesso da blockchain é que ela é baseada em “blocos” distribuídos que registram todas as alterações (como um histórico de documentos). Garantindo, assim, que o registro seja praticamente impossível de ser destruído.

O registro (a veracidade da informação) poderia ser validado por jornalistas cadastrados e adicionados nessa blockchain. Como a validação precisa de um consenso entre os agentes da blockchain, isso garantiria que as informações estão sendo validadas conforme padrões éticos e morais.

A blockchain tem como objetivo inspirar a confiança dos usuários por meio de criptografia, em vez de reputação institucional ou pessoal.

Como a blockchain funcionaria dentro do Jornal?

Restabelecimento da confiança do leitor: Uma vez que um artigo ou imagem publicada em um sistema baseado em blockchain é marcado com informações sobre sua origem, modificação, tempo de publicação e assim por diante. Os leitores podem ter certeza de sua autenticidade.

Proteção aprimorada e monetização de conteúdo: A tecnologia Blockchain pode ser usada para rastrear a republicação de imagens e artigos permitindo que os editores apliquem a propriedade e estabeleçam acordos de licenciamento mais eficazes.

Derrotar a censura: Uma vez publicada, uma notícia não pode ser removida ou alterada.

Publicidade programática: Os sistemas de compra e estatística baseados em blockchain podem trazer transparência a um ecossistema muitas vezes cheio de fraudes. Origens de anúncios seriam visíveis e relatórios de estatísticas se tornariam incontestáveis.

É claro que ainda existe um longo caminho para controlar o grande volume de fake News na internet, mas sem dúvida a utilização da tecnologia blockchain poderia ajudar a oferecer mais confiança dos jornais para os leitores.

Também recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Paywall, pois a utilização de uma plataforma Paywall pode ajudar na percepção de valor na produção de notícias e aumentar a confiança entre jornal e leitor.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Comments are closed.