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Perdendo assinantes na sua publicação? Siga esses 4 passos!

Entre as maneiras de rentabilizar um jornal ou portal de notícias está a venda de assinaturas. Por isso, a perda de assinantes é um problema bastante grave para os empresários da área.

Caso isso esteja acontecendo no seu negócio, convém traçar estratégias para reverter a situação. A seguir, listaremos alguns passos que devem ser seguidos em situações como essa. Continue conosco e confira!

1 . Compreenda o motivo da perda de assinantes

Quando se percebe que o número de assinantes de uma publicação diminuiu, a primeira coisa que precisa ser feita é compreender o motivo desse número alto de cancelamentos. Para isso, analise métricas específicas. 

As pessoas podem ter cancelado a assinatura do jornal por não gostar do seu conteúdo, da linha editorial, da forma como as matérias e reportagens são entregues, por julgarem o valor muito alto etc. Por isso, uma pesquisa é o melhor a ser feito.

O setor comercial deve sempre ouvir as queixas dos clientes e questioná-los quando procurarem o local para cancelar assinaturas. De tal modo, podem ser traçadas estratégias para reverter a situação.

2. Analise o engajamento dos leitores

Para que um cliente se mantenha fiel a uma marca, ele precisa estar engajado com ela. Isso quer dizer que é necessário desenvolver ações que façam com que as pessoas estejam sempre envolvidas com o seu jornal. O jornalismo colaborativo é uma prática que pode ser desenvolvida, por exemplo. 

Porém, se você perceber que os leitores interagem pouco com a publicação nas redes sociais, não enviam sugestões de pauta, nem acontecimentos na comunidade, tampouco deixam suas opiniões registradas, o engajamento está baixo.

Se o leitor não se engaja, ele não tem despertada a necessidade de continuar assinando a sua publicação. Assim, se ele tiver um imprevisto financeiro, por exemplo, verá a assinatura como algo supérfluo e será a primeira coisa a ser cortada.

3. Utilize ferramentas de front-end

Existem, no mercado, algumas ferramentas de front-end que podem mensurar o grau de engajamento que os usuários têm com um site. Elas mensuram quantos cliques a pessoa deu, quais são os conteúdos mais acessados etc.

Utilizar essas ferramentas pode indicar falhas, como uma navegação pouco intuitiva, que faz com que as pessoas tenham dificuldade de acessar os conteúdos. Assim, acabam perdendo a paciência e cancelando a assinatura.

4. Personalize as ofertas

Quando você perceber que está perdendo assinantes na sua publicação e identificar alguns dos fatores que estão fazendo com que isso aconteça, precisa personalizar as ofertas para conquistar novos clientes e evitar que eles cancelem as assinaturas.

Você pode fazer pacotes, como o jornal impresso e acesso ao portal digital e aplicativo por um valor especial, por exemplo. Caso o cliente opte por apenas uma opção, pode pagar menos.

Caso você ainda não utilize ferramentas tecnológicas de qualidade, tampouco ofereça aplicativos e plataformas que entreguem conteúdos de maneira prática para os seus leitores, também pode ser realizado esse investimento para atrair mais assinantes.

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