Blog / Jornal e Revista Digital / As 4 principais etapas no desenvolvimento de aplicativos

As 4 principais etapas no desenvolvimento de aplicativos

Investir em novas tecnologias é fundamental para os jornais que querem se manter na ativa e migrar para o meio digital. Para isso, é necessário entender como funciona o desenvolvimento de aplicativos, pois esse é o principal recurso utilizado para acessar conteúdos em smartphones e tablets.

Além disso, ao ter um aplicativo, também se conta com a vantagem de o jornal atingir novas pessoas, como o público jovem, que não é tão habituado com a leitura de jornais impressos.

Mas, afinal, o que é preciso para fazer o desenvolvimento de aplicativos para jornais? Quais são as principais etapas para isso? Criamos uma lista com 4 passos que devem ser seguidas na elaboração de um app. Confira!

1. Escolha a plataforma

O primeiro passo para desenvolver um aplicativo é decidir a plataforma em que ele será desenvolvido. Atualmente, as mais populares são as dos sistemas Android e iOS.

Recomenda-se que sejam desenvolvidos aplicativos para ambas as plataformas. Assim, tanto usuários de iPhone — que utilizam o iOS — quanto os de smartphones que utilizam o Android possam baixar e utilizar o app.

2. Decida a tecnologia

Depois disso, é preciso escolher qual tecnologia será utilizada para a construção do aplicativo. Pode ser escolhido um aplicativo nativo ou, então, híbrido.

O app híbrido, que funciona em mais de uma plataforma, apresenta recursos limitados, em alguns casos. Já o app nativo é desenvolvido com uma linguagem de programação própria da plataforma em que é criado. Ele é mais trabalhoso, mas resulta em um produto de mais qualidade.

3. Pense no layout

A próxima etapa diz respeito ao layout do aplicativo, que precisa ser muito intuitivo, limpo e fácil de usar. A ideia é optar pela simplicidade e garantir que todos os usuários consigam utilizar o app, sem ter dificuldade ou enfrentar complicações.

Para garantir um layout agradável, devem ser seguidos os princípios da chamada arquitetura da informação. Trata-se de um conjunto de estudos e testes que são realizados, buscando compreender qual é o melhor local para os botões, quais são as cores mais indicadas para o aplicativo, entre outras características.

4. Faça testes

Antes de lançar o aplicativo para o grande público e disponibilizá-lo nas lojas virtuais, é importante que sejam feitos testes, para evitar que a publicação seja feita com erros não percebidos.

Deve ser verificada a compatibilidade do aplicativo com diferentes sistemas operacionais, o desempenho apresentado, a sua usabilidade e o funcionamento. Somente depois de tudo isso ter sido assegurado é possível disponibilizar o app para download.

Para que você possa oferecer um bom produto aos seus clientes, convém contar com o suporte de uma empresa especialista no desenvolvimento de aplicativos para jornais. Assim, você terá um aplicativo de qualidade, que garanta uma experiência agradável e, também, segurança para os usuários.

A Maven Inventing Solutions tem expertise nessa área e pode ser sua parceira. A empresa, renomada na área, já desenvolveu aplicativos para jornais de grande porte, como o Correio do Estado, o Correio do Povo e a Folha de São Paulo. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!