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Aprenda como tornar o uso do paywall mais dinâmico, flexível e inteligente

A cobrança por conteúdo digital avança no mundo e o paywall está sendo cada vez mais usado para cobrar dos leitores o acesso aos portais de notícias, ajudando os editores a garantir uma receita mais sustentável. Mas a transição entre o gratuito e o online pago pode ser um grande desafio.

Pois não basta apenas entregar conteúdos exclusivos. É necessário oferecer aos leitores uma experiência diferente ao tornar o paywall mais dinâmico, flexível e inteligente. E como fazer isso? Descubra no post de hoje. Mas, antes vamos entender mais sobre esse modelo de cobrança. Acompanhe!

O que é e como funcional o paywall?

Com a chegada das tecnologias e da internet, os jornais e revistas precisaram se reinventar. Eles transferiram os seus conteúdos para a web e, por isso, encontram novas formas de rentabilizar, como a publicidade online. Mas, com o tempo, houve uma queda no número de anúncios.

Diante disso, a solução encontrada foi a cobrança dos conteúdos digitais. Assim como era feito com as edições impressas entregues na casa do leitor. Então, em 2012 os internautas que navegavam pelo site da Folha de São Paulo foram surpreendidos por um bloqueio nessas notícias online.

E pela primeira vez os leitores brasileiros foram barrados pelo paywall. Mas, afinal, o que é isso? É um muro que restringe o acesso dos usuários não pagantes aos artigos dos sites, existem dois tipos: rígido e poroso.

O paywall rígido bloqueia todo o conteúdo do portal de notícias. Já o modelo poroso oferece uma quantidade limitada gratuita de leituras por mês para o visitante. Depois disso, ele só pode ter acesso a mais informações se pagar um valor mensal de assinatura. E será que isso vale a pena? Veja a seguir!

Por que o paywall é importante?

O declínio da publicidade digital foi um dos maiores problemas enfrentados pelos meios de comunicação. Com isso, o paywall se tornou uma das ferramentas que mais oferecem os melhores resultados para obter rentabilidade com notícias online.

Pois mesmo diante dos obstáculos culturais, o público percebeu que a informação de qualidade tem um preço e se mostrou disposto a pagar por ela. Assim, os meios de comunicação e os próprios leitores puderam se beneficiar com essa ferramenta.

Além de monetizar com a visita de leitores assíduos, os jornais podem criar um novo ponto de contato para a venda de assinaturas e minimizar a queda de audiência nos portais de notícias. Também conseguem estimular o hábito de leitura entre os internautas.

Com o modelo poroso, é possível ter acesso determinado para quem não é assinante e, assim, oferecer uma experiência de consumo antes de começar a pagar pelo conteúdo. Mas apesar do sucesso do paywall, essa estratégia precisa se adaptar ao novo cenário.

Pois na era digital os consumidores desejam experiências diferenciadas e personalizadas na hora de obter e consumir informação. E qual é a solução? Um paywall dinâmico, inteligente e flexível. Então, veja a seguir como o The Wall Street Journal soube se reinventar.

Como o paywall pode ser mais dinâmico, flexível e inteligente?

Tudo começa com a coleta e a interpretação de dados sobre os leitores que navegam em seu site ou utilizam seu aplicativo. Prova disso é o sucesso de grandes jornais, como o The Wall Street Journal, que se baseia em um paywall inteligente e flexível.

Os algoritmos desenvolvidos pela inteligência artificial aprendem sobre o comportamento do leitor e fornecem dados para uma assinatura personalizada. A barreira inteligente mede a atividade do leitor em 60 variáveis, como profundidade de leitura e tipos de conteúdo preferido.

Elas contribuem para o cálculo da pontuação de propensão dos leitores se inscreverem. Então, o paywall é adaptado de acordo com o comportamento de cada leitor, colocando limites no número de notícias gratuitas.

Assim, podemos observar que cada um precisa ser tratado individualmente. Ou seja, para ter sucesso com o paywall em seu portal de notícias, é necessário individualizar a experiência de cada leitor e não apenas separar os conteúdos mais relevantes para os que pagam.

E aí, pronto para introduzir o paywall ao seu portal de notícias? Então, conheça a Maven Paywall e aproveite todo o potencial dessa ferramenta. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

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