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Aprenda como fazer um planejamento de mídias sociais eficiente

Promover o engajamento com os leitores é algo buscado por diversos portais de notícias e jornais na internet — e as redes sociais têm um papel importante para isso. Porém, nem sempre os profissionais mais tradicionais do jornalismo têm uma visão ampla sobre como lidar com as novas mídias.

Foi pensando em você que desenvolvemos este post. O objetivo é mostrar como fazer um planejamento de mídia social eficiente para o seu periódico. Confira o passo a passo nos tópicos a seguir!

Conheça o seu público-alvo

A pesquisadora Raquel Recuero, uma das mais renomadas quando falamos em redes sociais, trabalha com a chamada “teoria dos laços”. Segundo esse princípio, que tem base na sociologia, quando uma pessoa segue uma página na internet, está gerando um laço que pode ser forte ou fraco.

Inicialmente, todos os laços são fracos e, de acordo com a forma como cada seguidor vai sendo “nutrido” pelo conteúdo, podem se tornar fortes. Um seguidor que tem laço forte com uma marca é aquele que comenta as publicações, envia sugestões, compartilha os materiais etc.

Para conquistar seguidores com laços fortes, no entanto, é preciso conhecer muito bem o público-alvo do seu jornal. Faça pesquisas, observe o comportamento dos leitores, entre outras ações que possibilitem que você dê ao público aquilo que é esperado do seu veículo.

Faça um diagnóstico das redes sociais e escolha as mais adequadas

Existem diversos tipos de redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Pinterest, entre tantas outras. Porém, isso não significa que o seu portal precisa estar presente em todas.

De acordo com a pesquisa de público-alvo, você deverá criar contas e fazer um planejamento de mídia social para os canais preferidos dos seus leitores. De nada adianta ter uma conta no Instagram, por exemplo, se os seguidores preferem acessar conteúdos pelo Facebook.

Crie um calendário editorial e planeje o conteúdo a ser postado

Assim como o seu portal tem um calendário editorial, com os dias definidos para que determinado assunto seja abordado, o mesmo deve ser feito nas redes sociais.

Além de compartilhar os links para as matérias do site, você pode reservar alguns dias para a produção de conteúdo específico para as redes sociais  como uma transmissão ao vivo toda sexta-feira de manhã, com um jornalista comentando os fatos da semana.

Monitore e analise os resultados

As próprias redes sociais disponibilizam métricas e indicadores que podem ser acompanhados pelos gestores das páginas. Com base nesses dados, observe aquilo que dá mais resultados e aposte em conteúdos similares.

Ao monitorar os resultados você conhecerá os tipos de publicação que geram mais engajamento com o seu público, os melhores horários para publicar, entre outros detalhes relevantes.

Seguindo esses passos você terá um bom planejamento de mídia social para o seu jornal. Então, coloque tudo em prática quanto antes e conquiste bons resultados para o seu negócio!

E como estamos falando de mídias sociais, que tal conhecer as nossas? Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter. Não deixe de nos acompanhar!

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