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Newsletter: saiba como fazer

Aprenda como fazer newsletters atrativas para jornais e revistas

Saber encontrar o público e divulgar o conteúdo de jornais e revistas em mídias diversas é fundamental para atrair mais leitores para esses veículos comunicacionais. Por isso, saber como fazer newsletters é tão importante na contemporaneidade, pois o envio de materiais e resumos por e-mail é muito relevante para lembrar as pessoas sobre reportagens e notícias que você produziu.

Resumidamente, os newsletters são e-mails que podem ser disparados em um período de tempo predeterminado, com o objetivo de informar e também estruturar um relacionamento com os seus assinantes.

Porém, para que essa estratégia seja realizada com sucesso e você consiga realmente enviar newsletter de qualidade, é preciso seguir um passo a passo que será listado na sequência. Acompanhe!

Defina objetivos

As suas campanhas de newsletter precisam ter um objetivo claramente definido. Os textos escritos nos e-mails devem ser embasados com argumentos persuasivos para que o objetivo seja cumprido.

Você também pode ter objetivos específicos, como conquistar mais assinantes e manter um relacionamento com aqueles que já são seus leitores fiéis. Para isso, no entanto, é preciso ter listas organizadas.

Organize listas de públicos segmentados

Conforme dito, você pode desenvolver estratégias de newsletter específicas. Para isso, é preciso que sejam criadas listas segmentadas de público, para que os e-mails sejam disparados para os alvos corretos.

Se você tiver uma lista de e-mails com sua base de assinantes, pode enviar semanalmente um resumo das matérias e reportagens que serão publicadas na próxima edição do jornal ou revista, por exemplo. Para conquistar novos assinantes e mostrar os diferenciais da sua publicação, pode enviar e-mails para uma lista de prospects que se enquadra em seu perfil de assinantes.

Escolha uma ferramenta de envio adequada

Jamais faça o disparo de uma newsletter utilizando o Gmail ou outros provedores gratuitos, pois, além de poucos profissionais, essas plataformas têm poucos recursos de automatização, sendo impossível personalizar um template próprio, a título de exemplo.

Por isso, convém contratar uma ferramenta de qualidade, que tenha todos os recursos necessários para que você possa fazer listas personalizadas, trabalhar o conteúdo que deseja e garantir que os destinatários recebam o material.

Crie um layout

Para garantir uma boa leitura ao receptor da mensagem enviada, você precisa criar um layout adequado para a sua newsletter, garantindo sempre que a marca do seu jornal ou revista apareça em local destacado, bem como ter como base as cores de sua identidade visual.

Também é importante que o texto seja sucinto, relevante e persuasivo, bem como escrito com uma fonte de fácil visualização e entendimento, como a Arial ou Times New Roman.

Decida o conteúdo

O conteúdo da newsletter varia muito de acordo com o objetivo que você quer cumprir. Existem alguns exemplos que são comumente disseminados nesse tipo de estratégia, como a divulgação de artigos produzidos no portal do jornal ou da revista, anúncios para atrair novos assinantes, cupons de desconto para quem assinar o periódico, divulgação de eventos promovidos pela sua marca etc.

Esses são os passos básicos sobre como fazer newsletters que tragam resultados positivos para você conquistar novos assinantes e garantir um bom relacionamento com quem já acompanha o seu jornal ou revista.

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