Blog / Mundo Maven / 10 aplicativos de notícias que você precisa conhecer

10 aplicativos de notícias que você precisa conhecer

Um estudo realizado pela Reuters Institute em parceria com a Universidade de Oxford concluiu que cerca de 69% dos brasileiros utilizam smartphones e outros dispositivos móveis para lerem conteúdo jornalístico. É por isso que conhecer os aplicativos de notícia é tão importante para os profissionais dessa área.

Entender como essas tecnologias funcionam e sua importância no meio jornalístico é relevante para que se possa buscar inspirações para desenvolver um aplicativo do seu jornal ou portal de notícias, ou até mesmo buscar pelos conteúdos que estão em alta e, assim, se inspirar para a produção de reportagens.

A seguir, apresentamos dez aplicativos de notícias que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Flipboard

Quando falamos em aplicativos de notícias, um dos primeiros a serem lembrados é o Flipboard, pois ele é um dos mais completos e famosos para essa função. Trata-se de um modelo de revista virtual personalizável, em que o leitor pode selecionar os sites que mais gosta de acompanhar e, assim, terá um feed exclusivo.

Um leitor que gosta muito de esportes, por exemplo, pode priorizar sites e portais de jornalismo esportivo e receber conteúdo prioritariamente sobre essa temática. O aplicativo é gratuito.

2. Play Banca

Conforme o próprio nome sugere, o Play Banca funciona exatamente como uma banca de revistas virtual. O layout divide-se em três seções, sendo que a primeira delas é chamada de “notícias”, que reúne os principais sites que suportam o aplicativo.

A segunda, denominada de “revistas”, possibilita que seja feita a leitura de revistas físicas, mas elas precisam ser assinadas, com o valor podendo ser pago com créditos do Google Play. Já a terceira parte é conhecida como “tópicos”, e subdivide-se em destaques, tecnologia, corporativo e outros itens personalizáveis.

3. Feedly

O Feedly é um aplicativo gratuito e um dos principais serviços de agregador de notícias. Além do seu modelo simples de gerenciar conteúdo, conta com uma sincronização rápida, oferecendo um sistema de busca avançado para o usuário encontrar as novidades de blogs, revistas, jornais e outros canais de seu interesse.

A ferramenta dispõe de integração com o Facebook, Twitter, OneNote, Pinterest, LinkedIn, Zapier, entre outros para o leitor compartilhar histórias rapidamente com colegas e rede de contatos.

4. News Republic

O News Republic é um aplicativo que permite ao usuário encontrar notícias do mundo — América Latina, América do Norte e alguns países da Europa —, tudo em tempo real, pois agrega vários veículos de informação. Ele tem origem chinesa e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Assim como outras ferramentas, com o News Republic é possível definir os temas que você tem mais interesse e ativar o modo noturno para que a leitura fique mais agradável, além de selecionar o tamanho da fonte e reagir aos conteúdos.

5. Nuzzel

O Nuzzel é um aplicativo que usa as redes sociais como um aparato para selecionar as notícias da tela principal. Ele escaneia as informações compartilhadas por seus contatos no Facebook e no Twitter, e utiliza-as como um indicador de notícias.

O Nuzzel não envia tantas notificações como outros aplicativos, e para algumas pessoas isso pode ser positivo. No entanto, quando uma informação com maior relevância ganha destaque nas redes sociais, ele é mais rápido ao trazer um levantamento do assunto.

6. Flym News Reader

O Flym News Reader é um aplicativo simples, gratuito, com uma interface agradável e, ao mesmo tempo, moderna, eficiente e com temas claros e escuros. Para acompanhar conteúdos relevantes, o usuário precisa selecionar os sites que deseja visualizar, assim o aplicativo fará uma otimização para mostrar apenas o que é interessante para você.

Outra vantagem desse aplicativo são as leituras as quais podem ser feitas offline. Assim, o leitor poderá ficar menos dependente da internet e salvar os conteúdos para uma leitura posterior, seja em um horário vago ou em algum momento que não queira manter o dispositivo conectado.

7. Inoreader

O Inoreader foi lançado em 2013. O aplicativo tem várias categorias e o usuário é responsável por selecioná-las e deixar o feed de notícias personalizado e interessante. Outro ponto positivo é que ele é gratuito e livre de anúncios.

A ferramenta possui uma interface que é constantemente desenvolvida desde o seu lançamento, por isso, é bem atualizada. Sendo assim, o leitor pode salvar o conteúdo para leitura posterior, arquivar artigos, sincronizar dispositivos, fazer alguns downloads em PDF, entre outras opções.

8. Podcast Addict

Para quem acompanha as inovações no campo de notícias e da migração digital, o Podcast Addict é o aplicativo certo. Ele é constituído por uma multiplicidade de canais de notícias e assuntos diversos em formato de podcasts e sinopses. Suporta um feed RSS, distribuindo as informações em tempo real.

Os podcasts tiveram um crescimento considerável nos últimos anos. De acordo com o Globo AudioDay, atualmente, tornou-se acessado por mais de 20 milhões de brasileiros. Ele trabalha com notícias atuais, traz entrevistas e debates, além de informações extras, com credibilidade que aumenta o campo informacional para o ouvinte.

9. Twitter

O Twitter é muito conhecido por suas postagens, compartilhamentos e opiniões de seus usuários. No entanto, funciona, de maneira muito eficaz, como um portal de notícias em sua sessão Moments, que reúne os conteúdos em destaque na rede social.

As notícias apresentadas nessa ferramenta são selecionadas a partir dos perfis dos usuários brasileiros e têm características do jornalismo colaborativo. Divide-se sessões como “Hoje, Notícias, Esportes, Entretenimento e Diversão” que são organizados cronologicamente, salvo o tópico “Hoje”, no qual tem as notícias de destaque.

10. Maven Flip e Maven App

Não poderia faltar na nossa lista, os aplicativos de notícia desenvolvidos dentro de casa. Mas porque deixamos por último as soluções Maven na lista?

Bom, nessa listas a cima, nós apresentamos alguns aplicativos agregadores de conteúdos já postados em portais de notícias e aplicativos de jornais, tornando-os repetidores de conteúdo. Por aqui não disponibilizamos apanhados de notícias, mas desenvolvemos plataformas completas de publicação digital de conteúdo voltadas principalmente para Jornais e Revistas, como por exemplo o Maven Flip e o Maven App.

Os aplicativos de notícia são importantes para os jornais e revistas, pois é preciso aderir a essas novas tecnologias para seguir impactando os leitores. As pessoas estão mudando o seu comportamento e cada vez mais optando por publicações digitais.

Essas informações foram úteis para você? Então, assine a nossa newsletter. Assim enviaremos mais dicas úteis diretamente em seu e-mail. Não perca essa oportunidade!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *