Blog / Jornal e Revista Digital / Agregadores de Notícias: os benefícios e o malefícios do sistema para o Jornalismo
Agregadores de Notícias: os benefícios e o malefícios do sistema para o Jornalismo

Agregadores de Notícias: os benefícios e o malefícios do sistema para o Jornalismo

Durante o evento “Conferência de Mídias de Notícias do Sul da Ásia”, o diretor da plataforma Paperbox da Índia, Jonna Venkata Karthik Raja, deu uma entrevista para os representantes da International News Media Association (INMA) onde falou sobre agregadores de notícias e pontuou os benefícios e os problemas de se trabalhar em conjunto.

Os agregadores de conteúdo estão ressurgindo aos poucos na internet principalmente no ambiente mobile. Algumas empresas como a Paperbox estão revolucionando a forma de entregar notícias para os usuários. Contudo, o novo modelo não é perfeito e vem acompanhado de grandes benefícios, mas também de problemas.

Quais os malefícios da utilização dos agregadores de notícias?

Os agregadores de conteúdo trabalham com um número surreal de notícias. De acordo com Raja, com tamanho volume de material, é difícil que exista uma curadoria para todas as matérias que chegam na ferramenta.

Outra dificuldade em trabalhar com agregadores, é que no Brasil seria muito difícil conseguir juntar todos os veículos de comunicação, os jornais e revistas. A competitividade nesse meio é enorme e as empresas precisariam se ver como parceiras em uma negociação desse tipo.

“Muitos dos novos agregadores de conteúdo não tem uma fonte de conteúdo confiável e de credibilidade. E por conta disso, podem acabar passando notícias de forma distorcida da realidade ou até mesmo acabarem trazendo fake news para dentro do seu jornal ou plataforma de notícias”. Comentou, Raja.

Raja também comentou sobre já ter conversado com muitos diretores e donos de empresas grandes, que trabalham com a entrega de notícia ao público, e que a grande maioria diz já ter passado por situações semelhantes. E que inclusive dentro dessas empresas de agregadores não se consegue achar um verdadeiro jornalista, ou um bom jornalista. Por isso é comum que acabem por violar algumas regras como, por exemplo, direitos autorais.

A disseminação de fake news e a crescente fragilidade de Portais de Notícias podem resultar numa falha catastrófica para o negócio de agregadores de conteúdo. É um momento delicado para o jornalismo, principalmente para aqueles que querem manter o nível de credibilidade alto e sua reputação intacta.

Quais os benefícios da utilização dos agregadores de notícias?

Numa época em que todo mundo carrega documentos, entretenimento e outras coisas do gênero em seu próprio smartphone, ter todas as notícias em um único portal e que pudesse ser acessado de qualquer local, seria o ideal. Além de abrir a possibilidade dada pelos agregadores de customizar a sua experiência de leitura. De forma que os assuntos de interesse do usuário possam aparecer antes de qualquer outra notícia, por exemplo.

Raja utilizou da própria história para comentar e exemplificar como são indispensáveis os agregadores de notícias nos dias de hoje:

“Hoje em dia as pessoas (principalmente os jovens) não tem mais tempo de sentar pela manhã e ler os jornais do dia. Mas se eles receberem as principais notícias em seus dispositivos móveis, provavelmente eles vão ler. Foi dessa maneira que nasceu o Paperbox, por exemplo. Foi assim que ajudamos os jornais a aumentar o número de leitores e é assim que queremos ser marcados”. Finalizou, Raja.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!