Blog / Jornal e Revista Digital / Afinal, quanto custa um aplicativo? Descubra agora mesmo!

Afinal, quanto custa um aplicativo? Descubra agora mesmo!

Um estudo recente realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu que o Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante. Além disso, o número de pessoas com acesso à internet em casa, mas que não têm computador, aumentou de 7%, em 2014, para 14%, em 2016. Essa realidade faz com que empresas de vários segmentos se perguntem sobre quanto custo um aplicativo.

Afinal, com uma realidade em que o uso de smartphones passou a ser cotidiano, ter um app pode ser um diferencial para as marcas — principalmente as que produzem conteúdo, como as empresas jornalísticas.

Antes de saber quanto custo um aplicativo, é preciso compreender sobre a importância de oferecer esse recurso e como ele é desenvolvido. Acompanhe tudo isso nos tópicos a seguir.

Por que é importante ter um aplicativo?

Conforme nos mostra a pesquisa feita pela FGV, é constante o crescimento do uso de dispositivos móveis, no Brasil. Isso tem feito com que mudanças ocorram no comportamento das pessoas, sobretudo dos jovens, que já nasceram em meio a esse cenário tecnológico.

Desse modo, jornais e revistas, que antes tinham apenas edições impressas, hoje necessitam ter um aplicativo para que as pessoas possam acompanhar as notícias de qualquer local que estejam.

Como é o desenvolvimento de um aplicativo?

O desenvolvimento de um aplicativo envolve quatro fatores principais, que oneram custos. Isso é levado em consideração no momento da cobrança, ou seja, interfere em quanto custa um aplicativo. Os fatores são:

Equipe para o desenvolvimento

Criar um aplicativo exige o trabalho de uma série de pessoas, como um gerente de projetos, um arquiteto da informação, um designer, um programador e um testador.

Escolha das plataformas

É preciso escolher em quais plataformas o app será disponibilizado, pois cada uma delas têm uma linguagem de programação própria.

Recomenda-se que o aplicativo seja oferecido pelo menos nas plataformas iOs e Android, pois elas são as mais populares nos smartphones.

Layout

O layout de um aplicativo precisa ser desenvolvido com cuidado, tendo toda uma visão estratégica para que ele seja intuitivo e fácil de ser usado por qualquer pessoa.

Testes

Para garantir a funcionalidade do layout, bem como do aplicativo como um todo, é preciso fazer testes, utilizando-o em diferentes plataformas. A ideia é verificar possíveis erros e corrigi-los antes de disponibilizar o app para download aos leitores do periódico.

Quanto custa um aplicativo para jornais e revistas?

Como você pôde observar, existem muitos fatores que envolvem o desenvolvimento de um aplicativo. Por isso, os valores também costumam mudar, pois um app mais simples custa mais barato do que um com mais recursos e funcionalidades.

Apesar disso, ao fazer orçamentos, também é preciso desconfiar de preços muito abaixo do mercado, pois eles podem indicar um produto de má qualidade, o que pode trazer problemas no futuro.

De maneira geral, para saber quanto custa um aplicativo é preciso fazer um planejamento com todos esses itens, dentre outros detalhes que os profissionais recomendarão. Por isso é importante escolher uma empresa com expertise na área para desenvolver um app com qualidade e profissionalismo, oferecendo uma solução realmente eficaz para o seu jornal ou revista.

Nós da Maven Inventing Solutions, estamos à disposição para ajudá-lo nesse sentido. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!