Blog / Destaque / Afinal, o que são fake news e quais os impactos para sociedade?
Fake News: o que são e como afetam o jornalismoo?

Afinal, o que são fake news e quais os impactos para sociedade?

Quem trabalha com mídia e comunicação constantemente se depara com a necessidade de engajar a audiência. Infelizmente, esse objetivo pode ser corrompido e a busca pela atenção das pessoas pode ser colocada acima de outros pontos fundamentais. Nesse contexto, é preciso compreender  o que são fake news.

Levando isso em consideração, elaboramos este post a fim de explicar melhor o que elas são e como impactam a sociedade. Se você tem interesse e gostaria de saber mais sobre esse assunto, leia o texto até o final!

O que são fake news?

O termo significa “notícias falsas”, em tradução livre do inglês. Na prática, ele é utilizado para definir boatos, rumores ou notícias imprecisas publicadas na internet, geralmente. Ou seja, são antigos conhecidos de quem trabalha com jornais e afins.

A fama desse conceito cresceu em 2017, quando — não por acaso — foi considerada a palavra do ano pelo dicionário Collins. Em 2016, o então candidato Donald Trump usou bastante a expressão em sua campanha durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos — isso certamente ajudou a popularizá-la.

No Brasil, elas são disseminadas principalmente nas redes sociais. Não é raro encontrá-las no feed do Facebook e em grupos no WhatsApp, onde são usadas para espalhar vírus e, até mesmo, distribuir golpes aplicados por estelionatários.

Como identificar as fake news?

Busque no Google

Uma notícia verdadeira e importante publicada por um jornal rapidamente é divulgada por outros veículos. Portanto, se encontrar uma chamada sensacionalista demais, desconfie e use o Google para procurar outras fontes confiáveis que também comentem sobre ela.

Verifique a data da publicação

Essa medida é simples e ajuda bastante. Afinal, nem todos as manchetes são necessariamente falsas. Algumas notícias do passado podem funcionar como fake news por descontextualizar um fato que aconteceu há anos.

Consulte as fontes

O jornalismo investigativo faz um trabalho bastante sério com o objetivo de levantar dados e apurar informações. Sendo assim, fique de olho nas estatísticas e números que muitas vezes acompanham as supostas atualidades.

Costumeiramente, em meios de comunicação mais sérios, esse tipo de informação vem atrelado a uma fonte confiável, como institutos de pesquisa e afins. Se possível, consulte também a reputação do veículo responsável pela divulgação. Algumas páginas, por exemplo, tradicionalmente criam fake news para fazer humor

Quais impactos elas causam na sociedade?

O mais relevantes deles é, sem dúvidas, a proliferação desenfreada de mentiras. Esses boatos geralmente são produzidos com uma foto, na qual se encontra uma chamada ou um pequeno texto.

O propósito disso é fazer com esse conteúdo seja facilmente compartilhado entre as pessoas, acelerando ainda mais o processo da desinformação. Em pouco tempo, eles atingem vários leitores. A divulgação de inúmeras informações não verdadeiras certamente prejudica a formação do pensamento crítico.

Enfim, as fake news estão na contramão do jornalismo sério, que pressupõe a apuração dos fatos e a dedicação à informação real e consistente. Não compartilhe sem ler e cheque sempre que puder a veracidade das notícias que você encontra por aí.

Agora que você já sabe o que são fake news, se restou alguma dúvida ou quiser compartilhar sua opinião, manifeste-se e deixe um comentário!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!