Maven - Uma Govtech para eficiência em documentos
Blog / Mundo Maven / A tecnologia como aliada da transparência no Poder Público

A tecnologia como aliada da transparência no Poder Público

Análises de instituições fiscalizadoras, rankings nacionais e cobrança por parte dos cidadãos. A transparência nos órgãos públicos deixou de ser um diferencial das administrações para ser um requisito básico na gestão pública. Mas nem sempre tornar os processos transparentes é algo fácil de ser alcançado e praticado. Neste contexto, a tecnologia no poder público surge como uma grande aliada. 

Com os avanços propiciados pelas novas soluções, que podem ser aplicadas no dia a dia das prefeituras e autarquias, a transparência pode se tornar cada dia mais presente. E pensando nisso reunimos alguns exemplos de situações onde é possível incorporar a tecnologia, para que os processos se tornem cada vez mais eficientes e transparentes, tanto para os servidores quanto para a população.

Prestação de contas 

A partir do uso de softwares, que possibilitam o lançamento e cruzamento das contas, é possível alcançar mais transparência nos órgãos públicos. Com o uso da tecnologia há também a possibilidade de integração dos setores envolvidos na prestação de contas, o que reduz o tempo de execução do processo. A agilidade e transparência conquistada nesta rotina reflete em resultados positivos em toda a administração que usa a tecnologia a seu favor.

Aproximação dos setores 

Com a tecnologia implantada no serviço público é possível aproximar os setores fisicamente distantes. O que antes era considerado difícil ou inviável pode ser alcançado graças a sistemas de gestão modernos, com uma integração que pode ser viabilizada em poucos passos. Controladoria e contabilidade possuem processos em comum? Que tal otimizar e integrar ambos?

Comunicação moderna e eficiente

Graças ao uso da tecnologia, é possível adotar processos de comunicação que facilitem a transparência nos órgãos públicos. Informações que antes poderiam se perder, em meio a tantas demandas e documentos, podem ser armazenadas e repassadas de maneira segura e transparente. Por meio de soluções modernas são definidos processos digitais muito mais ágeis que os realizados manualmente.

Importante salientar que uma comunicação transparente pode ser considerada a base de todos os procedimentos adotados nas prefeituras e autarquias, considerando que toda e qualquer informação entre setores é trocada/solicitada via comunicação oficial.

Transparência fomentada na “base”

Como já falamos anteriormente, a transparência nos órgãos públicos já não é considerada um diferencial. Além de auxiliar na aproximação do contribuinte e da administração, ela deve estar intrínseca em todos os setores e processos. Talvez o principal deles seja a comunicação interna e gestão documental destas organizações. É a partir deles que são solicitados serviços e insumos, são enviados comunicados, são abertas licitações e é armazenado todo histórico do órgão público. Estabelecer uma comunicação transparente e digitalizada contribui para respaldar os servidores envolvidos no processo, agilizar a comunicação interna e torná-la mais transparente. E sabe o melhor? Já existem soluções no mercado que possibilitam isso. 

Plataforma Maven DOC como aliada

Adotar soluções tecnológicas altamente eficientes é mais fácil (e financeiramente acessível) do que se imagina. E o Maven DOC é uma solução que reúne todas essas características e ainda fará a sua administração adotar práticas sustentáveis, transparentes e que beneficiam o meio ambiente. A partir de uma tecnologia 100% web é possível fazer a gestão documental de maneira rápida e intuitiva. Com ele sua administração economiza tempo (tornando as rotinas mais ágeis) e dinheiro (eliminando a necessidade da impressão em papel). 

E se você gostou desse conteúdo, deixe o seu comentário ou sugestão aqui! Ou se estiver em busca de uma solução para digitalizar processos na sua organização, a Maven possui o Maven DOC a solução perfeita para organizar e analisar processos eletrônicos. Se quiser saber mais sobre a solução entre em contato com o nosso time comercial.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!

Comments are closed.

Como podemos te ajudar?
Enviar mensagem via Whatsapp
host