Blog / Publicação Digital / 6 dicas para ter um conteúdo cativante e conseguir leitores fiéis

6 dicas para ter um conteúdo cativante e conseguir leitores fiéis

Quem trabalha com redação precisa ter um conteúdo cativante e que consiga atrair leitores frequentemente, mas, sabe que os tornar fiéis é um grande desafio. Para que isso aconteça não basta apenas saber escrever, são necessárias algumas técnicas bem empregadas para ter o resultado esperado.

Em vez de ficar enrolando ou tentando encontrar a “fórmula mágica” por conta própria, veja as dicas que separamos e que serão bastante úteis.

1. Saiba para quem está escrevendo

Conhecer o seu público é essencial para que possa ter um conteúdo cativante e que realmente seja interessante para ele. 

Saiba o que eles estão procurando, quais os temas mais despertam interesse e são necessários para esclarecer as dúvidas dos leitores. Por exemplo, se buscam informações sobre o coronavírus, você não deve escrever apenas sobre dicas de alimentação saudável, cuidados com a mente e corpo, sintomas e prevenção.

Quase todos os conteúdos oferecem isso, mas se incluir alguma pesquisa, mostrar onde se pode buscar ajuda, se o convênio médico cobre COVID-19 (e quais os melhores planos de saúde para poder contratar), se tem carência, como o SUS está tratando os pacientes estará alinhado com o interesse deles e conseguirá chamar a atenção.

Outras informações importantes sobre o leitor é onde eles costumam acessar os artigos e o grau de conhecimento. Dessa forma poderá adequar a linguagem para que esse seja compreensível e optar por um conteúdo mais leve ou aprofundado que exige mais atenção.

2. Tenha um título atrativo

Um título atrativo não deve ser confundido com um sensacionalista. Quando se quer chamar a atenção e apenas fazer com que a pessoa leia o conteúdo, alguns sites acabam optando por títulos sensacionalistas e que nem sempre traduzem a verdade. Iso é bastante comum em fakes News, e você não vai querer que seu conteúdo seja colocado em dúvida.

Para que consiga chamar a atenção já no título opte por aqueles que fazem questionamento que condizem com os mesmos dos seus leitores, use palavras que despertem a curiosidade e fale de atualidades. A chance de ter um artigo lido quando o título se mostra interessante é muito maior.

3. Estruture o texto para ter um conteúdo cativante

A estrutura do texto conta muito para o leitor. Se ela for cansativa e confusa a leitura será abandonada pelo meio. Para ter um conteúdo cativante apenas o que está escrito não conta, mas a forma como as palavras foram dispostas e o layout está apresentado.

Crie parágrafos, use a pontuação corretamente, insira títulos subtítulos e crie uma continuação coerente durante todo o conteúdo, não esquecendo de uma boa introdução e conclusão. Tudo que ajude na fluidez da leitura será bem recebido.

4. Aproveite para engajar os leitores

Não deixe que eles apenas sejam espectadores do seu conteúdo, faça com que se sintam ligado a ele e possam participar. 

Para ter um conteúdo cativante fale diretamente com o leitor, use palavras que são iguais à forma com que ele pensa e se quiser fale diretamente com ele em primeira pessoa. Além disso, sempre que possível inclua links para outros conteúdos do seu site, pois dessa forma ele poderá ter acesso a mais informações produzidas por você e se sentir mais ligado.

Deixe um espaço para que possa se comunicar com ele. Podem ser os comentários no final da página, sempre respondendo quando um for postado ou nas redes sociais. Quanto mais ele puder falar sobre suas ideias e se comunicar com o redator, mais próximo ele ficará e se tornará fiel.

5. Use conteúdo visual

Se prestar bem atenção, quando coloca uma imagem no texto ele tem mais acesso do que um que leve apenas palavras. Isso acontece porque as pessoas conseguem relacionar o conteúdo com o que estão vendo, então aproveite esse recurso.

Se deseja ter um conteúdo cativante, saiba usar as imagens que tem. Pode ser uma foto para ilustrar o título, para representar o que está sendo falado durante o conteúdo ou até mesmo gráficos, tabelas infográficos para apresentar números e outros dados de forma mais atrativa.

6. Cite fatos reais ou conte histórias

Nada melhor do que exemplificar o que está dizendo usando de exemplo um fato real ou um tema que está em alta no momento. Por exemplo, você pode falar sobre aumento das vendas online e citar a greve dos Correios para demonstrar um dos motivos do atraso nas entregas. 

Outra opção é contar histórias enquanto fala dos conteúdos, pois dessa forma não será um simples informante, irá ter um conteúdo cativante que ajuda a criar um vínculo com o leitor.

Ter um conteúdo cativante exige que o redator preste atenção em muitos pontos, mas colocando essas dicas em prática, aliado a experiência com redação, tudo se torna mais fácil e se passa a ter seguidores fiéis. 

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net 

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!