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5 segredos ao criar seu planejamento de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na criação de conteúdo direcionado ao público-alvo de determinada marca com objetivo de ampliar seu alcance e número de clientes. Tal conteúdo deve apresentar relevância e utilidade, assim como atrair o público a fim de fazer com que ele desenvolva uma visão positiva da marca.

Colocar essa estratégia em prática envolve escrever textos que serão o conteúdo a atrair os futuros clientes. Mas não basta só escrever, pois criar textos e outros conteúdos envolve saber a resposta para essas perguntas:

  • Por que escrever: qual objetivo deve ser cumprido?
  • Para quem escrever: quem é minha persona?
  • Sobre o que escrever: quais temas atrairão meu público?
  • Onde escrever: em qual canal o texto será publicado?
  • Como escrever: quais estratégias aplicar e ao que se atentar na hora de escrever?

Sem o conhecimento desses fatores, criar textos será uma tarefa impossível. Mas como saber as respostas? Simples, elaborando um bom planejamento de marketing de conteúdo ao aplicar os 5 segredos que revelaremos para você nesse artigo.

5 segredos para um bom planejamento de marketing de conteúdo

O planejamento precede a criação de qualquer tipo de texto a ser produzido para sua marca, sejam artigos, e-books, vídeos, etc. Continue a leitura e entenda como criar o seu.

1. Trace objetivos

Subestimar a necessidade de traçar objetivos é um erro ao elaborar um plano de marketing de conteúdo. Sem clareza em relação aos objetivos a serem alcançados, não há como determinar qual deve ser o teor dos conteúdos criados e como mensurar a eficácia deles no futuro.

Veja alguns exemplos de objetivos:

  • Educar o público-alvo;
  • Gerar conhecimento sobre a marca;
  • Promover engajamento entre o público e a marca;
  • Construir uma imagem positiva da marca.

Os objetivos são o porquê de você estar escrevendo, por isso, conheça-os bem.

2. Determine qual é a sua persona 

Antes de produzir qualquer texto, é preciso saber para quem se está escrevendo. 

O mesmo princípio se aplica à criação de conteúdo. O conteúdo produzido deve ser atraente, relevante e valioso para uma audiência de potenciais clientes que demandará uma linguagem e assunto específico. 

Por isso, a definição de uma persona é essencial no planejamento de marketing de conteúdo.

A persona é seu cliente idealizado, uma personagem de caráter semi-fictício que reúne as características dos seus melhores e mais leais clientes. Conduzir pesquisas que levantem os dados dos seus clientes reais é o meio para criar a sua persona.

Exemplo

Vamos supor que você precisa criar textos para educar sua persona que nunca adquiriu um convênio médico antes sobre a importância de contratar um plano de saúde.

Na área de saúde, há uma série de termos técnicos que são amplamente conhecidos pelos corretores, mas que podem ser estranhos aos leitores em geral. 

Dado esse contexto, evite exagerar na linguagem técnica e busque explicar os termos mais relevantes a fim de garantir que a linguagem empregada seja compatível com sua persona e objetivo.

Além disso, não basta dizer que é importante ter um, mas pode explicar os tipos dos planos falando que existe o plano de saúde com coparticipação, que exige um pagamento parcial do procedimento que fará, por exemplo, entre os demais.

Isso deixa o conteúdo completo e com linguagem simples.

3. Tenha o funil de vendas em mente ao planejar conteúdos

Definida a persona, você deverá guiá-la pela jornada do cliente até que ela compre o seu produto. Trata-se do conhecido funil de vendas

No funil, a persona inicia o caminho como alguém que está buscando por informações e conhecendo a marca. 

No meio do funil, ela começará a buscar por soluções de problemas nos conteúdos publicados por sua marca. 

No final, ela considera adquirir seu produto e está à procura de maiores informações para a tomada de decisão.

Para conduzir a persona pelo funil de vendas, é preciso entender que:

  • Cada cliente em potencial está em uma etapa desse funil;
  • Cada etapa do funil demanda um conteúdo diferente.

Exemplo

Imagine que é preciso criar conteúdo para um blog de móveis que visa ampliar o número de pessoas que conhecem a marca, ou seja, quem está no início do funil. 

Tal conteúdo não deve ser publicitário e bombardear seu leitor com propagandas de produtos. 

Afinal, essas pessoas não conhecem a marca, elas querem apenas informações sobre como decorar um cômodo, por exemplo. Escreva um conteúdo que transmita a mensagem de “nós podemos informá-lo e ajudá-lo com essa questão” em vez de “compre isso agora”.

Saber para qual etapa do funil você está criando conteúdo ajudará a determinar sobre o que escrever.

4. Analise em quais canais publicar 

A próxima etapa no planejamento de marketing de conteúdo é analisar o seu público e persona a fim de descobrir em quais canais (blogs e redes sociais) eles costumam consumir conteúdo. Isso revelará onde publicar o que será escrito.

Exemplo

A produção e o tipo de conteúdo devem respeitar as características do canal escolhido para divulgação. 

Assim, o conteúdo informativo para um story do Instagram deve possuir um apelo visual mais acentuado do que um texto em um blog teria.

5. Estipule como será o conteúdo

Esse é o momento de estabelecer como escrever o conteúdo para que ele obtenha os melhores resultados. A principal medida é apostar em uma escrita que garanta um texto otimizado para os mecanismos de pesquisa.

Aplicar estratégias de SEO é uma das formas de fazer isso. O SEO envolve o uso de palavras-chave para que seu texto apareça bem ranqueado nos resultados do Google.

Exemplo

Através de ferramentas especializadas, escolha as palavras-chave relevantes para sua marca. 

Ao escrever, distribua-as no texto de forma natural e espaçada. Bombardear seu texto com a palavra-chave compromete a qualidade do conteúdo e não irá melhorar o seu desempenho no mecanismo de busca.

Esperamos ter ajudado você com nosso guia breve sobre planejamento de marketing de conteúdo. Continue estudando e aprofundando seus conhecimentos, bom planejamento!

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