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5 possíveis tendências de marketing de conteúdo para 2021 que você já deve conhecer

ações para obter melhores resultados. 

Esse ano, o marketing digital ganhou ainda mais evidência. Com as pessoas mais tempo em casa e na internet, as empresas precisam investir mais no universo virtual para ganhar os consumidores.

Isso deve continuar no próximo ano e existem algumas tendências de marketing de conteúdo para 2021 que precisarão ser mais trabalhadas por quem deseja estar em evidência e entregar conteúdo atrativo e de qualidade para o público.

Tendências de marketing de conteúdo para 2021

Veja quais são os recursos que deverão ser mais utilizados e quais estratégias adotar para que as tendências de marketing de conteúdo para 2021 não sejam apenas previsões, mas se transformem em resultados.

1. Produzir vídeos curtos

A busca por vídeos tende a crescer em 2021 e estar preparado para oferecer o que o usuário busca é essencial. É possível fazer vídeos de poucos segundos ou minutos que sejam explicativos e possam esclarecer dúvidas ou apresentar um produto em pouco tempo.

Por exemplo, ao invés de fazer um artigo explicando as vantagens de ter um seguro auto, você pode fazer um vídeo mostrando opções de seguro de carro barato, o que pode chamar mais a atenção do leitor que não tem tempo de ler o texto explicando as vantagens, mas pode ver alguma vantagem já nas coberturas inclusas dos seguros apresentados no vídeo.

A pessoa que assistir obterá as informações que precisa, conseguirá visualizar o que está sendo falado e terá contato com a marca ou empresa.

2. Vídeos ao vivo

As transmissões ao vivo também estão em alta e permitem que a pessoa receba informação em tempo real e muitas vezes tenha contato e troque informações com quem está apresentando o vídeo. 

É possível usar diferentes plataformas para utilizar esse recurso como o YouTube, Facebook, Instagram e outros. Entretanto, é preciso investir um pouco na divulgação para que as pessoas saibam que a transmissão acontecerá.

É possível usar os vídeos ao vivo de diferentes maneiras. Eles podem ser um tutorial de maquiagem e tirar dúvidas, de uma mini aula sobre algum determinado assunto ou servir como perguntas e respostas mais comuns de um tema.

Os temas abordados podem ser bastante diversos, por isso, é preciso verificar o que sua persona possui interesse para adequar as estratégias da empresa.

3. Pesquisas por voz

Cada vez mais as pessoas chegarão ao seu conteúdo utilizando a pesquisa por voz devido aos recursos do smartphone e assistentes como o Alexia e Google Home.

Isso deve mudar um pouco a forma como as pesquisas são feitas, por isso, será preciso apostar cada vez mais em palavras-chaves de cauda longa, já que ao falar as pessoas tendem a ser mais detalhistas.

As tendências de marketing de conteúdo para 2021 apontam esse caminho e quando se faz um conteúdo não se pode esquecer que nem todo leitor realmente estará vendo um texto ou um vídeo, muitas vezes eles apenas ouvirão e isso deve fazer com que haja adaptação dos materiais.

4. As tendências de marketing de conteúdo para 2021 exigem experiência

O SEO continua tendo seu espaço garantido, mas não basta apenas usar todas estratégias que ele oferece se a página não estiver otimizada para melhorar a experiência do usuário.

As páginas mais bem ranqueadas são as que trabalham bem o SEO, também possuem uma boa velocidade de carregamento e oferecem experiência ao usuário. O layout tem que ser atrativo e os CTAs devem estar no lugar certo.

Se a pessoa está buscando por informações sobre cultivar plantas em casa, mas a página demorar a carregar, logo ela sairá e irá para outra que tenha um conteúdo, às vezes, inferior em relação à qualidade, mas que seja mais rápida no carregamento e tenha visual mais atrativo.

5. Busca visual

Para quem ainda não adotou essa estratégia de trabalhar com imagens, saiba que será uma das tendências de marketing de conteúdo para 2021. 

Cada vez mais, a procura por imagens similares ou que identificam um determinado produto devem ganhar mais valor. Colocar descrição nas imagens e um SEO orientado para o visual será essencial.

Por exemplo, uma loja que queira divulgar um sofá por meio do marketing de conteúdo, terá mais facilidade em fazer isso usando ilustrações que remetem ao produto.

As tendências de marketing de conteúdo para 2021 já estão sendo utilizadas, mas devem se intensificar devido às atualizações constantes de algoritmos nos mecanismos de busca. As empresas que desejam sair na frente já podem se preparar para as mudanças. 

Por Jeniffer Elaina

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