Blog / Destaque / 5 dicas práticas para fortalecer a marca de um jornal

5 dicas práticas para fortalecer a marca de um jornal

O sucesso da gestão de um jornal depende da construção de uma marca sólida e rentável em um espaço competitivo. Por isso, é preciso fortalecer a imagem que já existe e conquistar a preferência do leitor. Assim, é necessário construir estratégias que venham a fortalecer a marca da empresa.

Ter uma marca diferenciada e capaz de se fixar na mente do consumidor é o grande desafio dos jornais, pois as formas tradicionais de mídia já não são tão eficazes quanto antes devido à revolução tecnológica. O mercado está mudando e as empresas de comunicação precisam se adequar a essa nova realidade.

Para ajudar você nessa tarefa e garantir que sua marca seja reconhecida no mercado confira algumas dicas de como fortalecer a marca do seu jornal e ganhar mais credibilidade entre os leitores.

1. Crie e compartilhe conteúdo relevante e periodicamente

Crie assuntos que sejam relevantes para o seu público-alvo, mantenha-se atualizado com os temas mais abordados nas mídias sociais. Também faça um calendário editoral para definir os tipos de conteúdos jornalísticos que serão compartilhados e quando eles serão publicados. Assim, seu leitor será nutrido constantemente e não pensará que seu portal está abandonado.

2. Fomente discussões e traga informações interessantes e atuais

Apresente temas que são de interesse coletivo e que estão sendo discutidos na atualidade. Convide os leitores a emitirem as suas opiniões, principalmente em assuntos importantes para determinado grupo. Os portais de notícias, por meio das mídias sociais, tem um grande potencial de convocar a sociedade a se engajarem em temas sociais.

3. Utilize as tecnologias de consumo de informação

A tecnologia tem um papel muito importante no fortalecimento de uma marca. Algumas empresas oferecem soluções digitais para jornais e revistas online, como aplicativos de notícias e gerenciadores de conteúdo para grupos de mídia. Utilize essas tecnologias para melhor a experiência do seu leitor.

4. Invista na identidade visual de sua marca

Por meio de algumas ferramentas de comunicação da estratégia branding pode-se fortalecer a imagem da marca, como a identidade visual. Por meio de símbolos e imagens, os valores e ideais do jornal são percebidos pelo leitor. Além de trazer mais credibilidade e profissionalismo. Por isso, invista em logotipo personalizado e em cores que transmitam a imagem de sua marca.

5. Desenvolva laços sociais e aumente a familiaridade com a marca

As mídias sociais permitem aumentar a interação entre o jornal online e os leitores por meio da proximidade, do contato constante e de seus fluxos de informações. A informação pelos portais de notícias geram conhecimentos que podem ser compartilhados e, assim, construir um saber coletivo a partir da diversidade de opiniões.

O jornal impresso ainda tem muito valor, mas é preciso se adaptar para atender às necessidades dessa nova geração que passa grande parte do tempo navegando na rede. E para manter seu público de leitores fiel ao seu jornal é necessário investir em estratégias para fortalecer a marca no ambiente online.

Aproveite a oportunidade e veja o portal de notícias online como uma ferramenta para complementar as estratégias de disseminação de informações de seu jornal. Siga nossa empresa no FacebookTwitter e LinkedIn e receba mais dicas interessantes.

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!