Blog / Publicação Digital / 5 dicas para produzir conteúdos diferenciados na época da quarentena

5 dicas para produzir conteúdos diferenciados na época da quarentena

Na quarentena, as pessoas começaram a consumir mais conteúdo e notícias e isso significa que estão sempre em busca de informações novas que possam agregar valor.
Os jornalistas precisam estar atentos a tudo o que está acontecendo para dar a notícia em primeira mão e, além disso, precisam produzir conteúdos diferenciados que se destaquem entre tantos outros.
Se você quer fazer um artigo único que chame a atenção, veja essas dicas.

  1. Sempre traga algo novo
    Nessa época muito se fala sobre o Coronavírus, como é feita a transmissão e como prevenir. Essas informações podem ser encontradas em praticamente qualquer matéria jornalística e já não agrega valor.
    Para se diferenciar é preciso trazer uma coisa que os leitores ainda não conheçam.
    É possível falar do Coronavírus, mas, por exemplo, acrescentar informações sobre novas pesquisas, dados que são pouco comentados, comparativos, entre outros.
  2. Contextualize para produzir conteúdos diferenciados
    Não apenas informe, pois isso poderia ser feito em poucas linhas ou com um vídeo curto. Por outro lado, não fique enrolando para chegar ao assunto principal.
    Informe, mas não se atenha apenas aos dados que pretende passar. Se possível, faça com que o leitor fique mais inteirado sobre o assunto, crie uma breve explicação ou conte uma história para diferenciar e informar.
  3. Trace objetivos para o conteúdo
    Os jornalistas normalmente produzem conteúdo para informar, entretanto, cada matéria pode ter diferentes objetivos.
    Se estiver falando, por exemplo, de seguro auto estabeleça entre os objetivos: educar o leitor do que se trata o tema, explicar como funciona o mercado, citar as seguradoras de carro mais confiáveis, apresentar tendências e novidades e despertar a reflexão se ele compensa.
    Se conseguir cumprir com o que foi estabelecido, terá um texto inovador, diferente e que chama a atenção.
  4. Explore o formato e as linguagens
    Quando se sabe quem é o público é mais fácil adequar a linguagem e nem sempre ela precisa ser tão formal, porém, deve respeitar as regras gramaticais.
    Quem está lendo precisa ter a sensação de que a comunicação está acontecendo diretamente com ele, como se fosse uma conversa, por isso que conhecer o leitor e adequar a linguagem se faz necessário.
    Inove nos formatos para que fiquem mais atrativos. O layout pode fazer uma boa diferença na hora de produzir conteúdos diferenciados.
    No textos, insira tabelas, infográficos e outros recursos que permitam visualizar as informações de maneira diferente.
  5. Permita o aprofundamento no tema
    Os leitores querem saber sobre o assunto e, por mais que traga algo novo, é comum que busquem o aprofundamento.
    Permita que isso ocorra, pois dessa forma sentirão que estão dando continuidade ao que foi começado no artigo. Para isso, crie links que permitam continuar a leitura ou indique livros, artigos e outras fontes confiáveis que possibilitem verificar informações adicionais.
    O objetivo de produzir conteúdos diferenciados é atrair os leitores e mantê-los informados com notícias que usam fontes confiáveis e são bem redigidas. Portanto, é preciso ficar atento na hora de produção para garantir que se consiga isso.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!