Blog / Mundo Maven / 5 dicas para manter uma boa produtividade trabalhando em home-office

5 dicas para manter uma boa produtividade trabalhando em home-office

Em época de pandemia, trabalhar de casa se tornou uma atividade mais comum, porém, a maior parte das pessoas não estava preparada para isso.

Algumas atividades podem ser feitas à distância e para ter uma boa produtividade trabalhando em home-office é preciso adotar alguma medidas que não gerem distrações.

Os profissionais que trabalham com comunicação, como é o caso dos jornalistas, precisam estar ainda mais atentos, pois uma matéria mal redigida ou informações incorretas podem desinformar ou denegrir uma imagem.

Para que esse tipo de problema não ocorre, veja como manter a produtividade enquanto trabalha de casa.

  1. Defina horários para ter boa produtividade trabalhando em home-office
    É preciso saber qual é a hora de começar a trabalhar e quando deve parar, da mesma maneira que faria como se estivesse no escritório.
    Se necessário, monte uma agenda com as atividades que serão feitas ao longo do dia, horário de almoço e outras atividades, pois dessa forma não trabalhará demais e nem pouco.
  2. Cuide da saúde para não impactar sua produtividade
    Não é porque está em casa que está imune a problemas de saúde, pelo contrário, podem surgir dores por um ambiente inadequado, depressão devido ao isolamento social, insônia pela alteração na rotina e outros.
    Para ter uma boa produtividade trabalhando em home-office é preciso cuidar do corpo e da mente.
    Ter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas com acompanhamento médico é o mais indicado. Se sua empresa oferece um plano de saúde empresarial (ou você tem um particular), é um bom momento para fazer uma consulta e manter a saúde em dia.
    Muitas operadoras de saúde estão disponibilizando consultas online à distância para que não saia de casa, então não é desculpa para não se cuidar.
  3. Tenha cuidado com as distrações para não perder o foco
    No jornalismo é preciso escrever matérias e prestar atenção ao conteúdo para que ele reproduza a realidade.
    Quando existem distrações, uma matéria pode levar o dobro do tempo ou até mais para ser feita porque qualquer coisa pode se tornar mais interessante do que trabalhar.
    Evite ter objetos por perto que não são relacionados ao trabalho e procure por um ambiente silencioso onde não possa ser interrompido.
  4. Tenha um ambiente confortável para não ter problemas
    Normalmente se passa muitas horas sentado no home office e se a cadeira e o ambiente não estiverem adequados surgem dores e outros problemas como a visão afetada.
    Crie um ambiente que seja confortável, com uma cadeira ergonômica, mesa na altura correta e iluminação ideal para que não fique descontável e isso impacte no desempenho.
  5. Arrume-se como se estivesse indo para a empresa
    Nada de trabalhar de pijama ou na cama, pois isso causa a sensação de folga e diminui a produtividade.
    O ideal é levantar de manhã e manter os hábitos como tomar banho, tomar café da manhã e trocar de roupa.
    Vista-se como se fosse para a empresa, pois isso causa a sensação de um pouco mais de responsabilidade e, se surgir uma reunião de última hora, não precisará ter vergonha da aparência.
    É possível manter uma boa produtividade trabalhando em home-office. Para isso é preciso separar a vida pessoal da profissional e colocar algumas regras.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!