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4 Dicas para gerar mais engajamento com um blog

Quando a audiência tem um bom engajamento com um blog, ela interage com seus conteúdos, justamente porque essas pessoas estão realmente interessadas no material publicado.

Só que tudo o que é publicado no blog precisa cativar os leitores, assim, mais do que gerar engajamento, ainda faz a audiência crescer. E nem é preciso apelar para estratégias mirabolantes.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas simples para você tornar os visitantes do seu blog mais engajados e vamos mostrar porque esse canal é tão importante. Confira!

Importância do blog

O blog é um canal diferente do site. Ele é destinado à publicação de conteúdos que abordam pautas do interesse do público-alvo de uma marca.

É ideal para as estratégias de Inbound Marketing e funil de vendas, sendo que sem ele, fica difícil uma empresa trabalhar o marketing digital de maneira orgânica, como no caso do marketing de conteúdo.

Usando um blog, uma fabricante de banner com ilhos consegue mostrar todo o seu conhecimento e autoridade naquilo que faz. Mas é preciso que os seus visitantes estejam engajados.

Dicas para aumentar o engajamento

Agora que você já entendeu a importância do blog, acompanhe algumas dicas para você conquistar uma audiência mais engajada. São elas:

1. Estrutura moderna e digital

É preciso pensar nos conteúdos de forma moderna e digital para gerar engajamento. Isso envolve estratégias como o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) e o CTA.

Também é necessário que o conteúdo tenha uma leitura rápida e dinâmica, com parágrafos curtos. Além disso, ele precisa ser escaneável para que o leitor rapidamente verifique se é interessante para o que procura.

Para conseguir um material nesses formatos, é essencial que ele seja composto de alguns elementos, tais como:

  • Fazer perguntas;
  • Parágrafos curtos;
  • Uso de listas;
  • Subtítulos.

Do mesmo modo, não se esqueça de usar as palavras-chave corretas, com termos relacionados às pesquisas que seu público faz. Por exemplo, uma confeitaria pode usar a palavra “bolo de leite ninho simples” em seus materiais.

2. Usar linguagem adequada

Antes de produzir os conteúdos, é essencial criar uma persona, um personagem que tenha as características predominantes do seu público-alvo.

Ao elaborar o material, pense em quais perguntas devem ser respondidas, como o seu cliente gostaria de ser abordado e que linguagem combina com ele.

Lembre-se que tudo o que você publicar no blog da empresa deve ser em tom de conversa, pois é a oportunidade que a sua marca tem para dialogar com o cliente.

Quais palavras um buffet para aniversário de 50 anos deve usar no decorrer dos conteúdos? E um escritório de advocacia? São públicos diferentes, certo? Então, a linguagem e tom de voz também precisam ser.

3. Otimizar o CTA

O Call to Action, que em português significa “chamada para ação” induz seus visitantes a realizarem uma ação dentro do blog.

É com ele que você vai impulsionar o engajamento e aumentar as taxas de conversão. Exatamente por isso ele é tão importante para o funil de vendas das organizações, pois se molda de acordo com a etapa do visitante.

A maneira como ele está posicionado na página também precisa de atenção, assim como o texto que você vai usar para fazer a chamada.

Um bom exemplo de abordagem seria: “preencha nosso formulário e conheça mais sobre quiosque modernos”.

Para chamar a atenção do visitante para o CTA, deve-se escolher bem as cores e outros elementos, como banners e setas.

4. Conteúdos mais atraentes

O conteúdo é a base para gerar o engajamento, então ele deve estar cada vez melhor para que o visitante sinta vontade de interagir. Invista em pautas diferenciadas e permanentes, que são publicados dentro de um período de tempo agendado.

Assim, mais do que aumentar o engajamento de quem já visitou o seu site, é uma maneira de expandir sua divulgação e alcançar um público cada vez maior.

Uma dica é diversificar os formatos do conteúdo, que podem ser texto, vídeo, áudio, podcast, infográfico, etc.

Conclusão

Aumentar o engajamento da audiência no blog da sua empresa é muito positivo para a marca, uma vez que mostra que ela está indo pelo caminho certo.

Um público engajado tende a comprar os seus produtos e serviços e ainda indicá-los para outras pessoas. Isso também deixa a marca em evidência e faz com que ela se destaque em meio aos concorrentes.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental investir em estratégias que lhe permitam conversas com as pessoas, antes mesmo que elas se tornem clientes.

Afinal, o consumidor moderno está sempre em busca de informações antes de comprar qualquer produto ou serviço. Para chegar aos melhores resultados no marketing digital, o blog é seu aliado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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1 Comment

  1. […] Só que não basta criar apenas um bom conteúdo, é necessário que ele inspire reações por parte do leitor, ou seja, gere engajamento. […]

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