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4 dicas para fidelizar seus clientes com Marketing de Conteúdo

As formas de contato, atração, fidelização e a própria propaganda moderna estão se transformando com a aplicação do Marketing de Conteúdo dentro dos mais diferentes empreendimentos comerciais e de serviços. 

Tendo início em meios físicos, o marketing comercial passou a atingir maior público a partir do desenvolvimento da tecnologia e, particularmente, com o avanço da internet.

Com a facilidade de acesso proporcionada por celulares inteligentes, computadores pessoais se espalhando entre a sociedade e a mobilidade proporcionada pelos tablets, o marketing de conteúdo passou a ser uma ferramenta importante para as empresas.

O formato de divulgação digital propõe a criação de um planejamento de comunicação que ajusta a criação de conteúdos interessantes para o público-alvo. Já a distribuição é realizada por meio de canais diferenciados, entre os quais estão:

  • Aplicativos de comunicação;
  • Mailing digital;
  • Redes Sociais;
  • Sites corporativos.

Diferentes setores podem se beneficiar da estratégia. Os escritórios jurídicos, por exemplo, encontraram diversos benefícios no uso dessas ferramentas, pois atraem os usuários que navegam na internet procurando assuntos relacionados à área do Direito. 

Esse atrativo está na resolução de problemas de forma superficial, explicando termos e demonstrando possíveis soluções, o que pode terminar em um contrato formal e atração desses leitores.

Na sequência serão apresentadas 4 dicas de como é possível fidelizar os clientes por meio dessa estratégia e como isso pode ser favorecido ao utilizar ferramentas que estão disponíveis no mercado. 

1. Atraia o público com pautas inteligentes

O dia a dia dos profissionais está longe de ser monótona, ou que caia em uma rotina contínua sempre igual. 

Diversas ações ocorrem tanto dentro do escritório quanto em fóruns para o acompanhamento de processos e audiências, bem como em lojas e comércios diversos.

O atendimento ao cliente e a compreensão sobre as necessidades relacionadas podem ser pontos a serem abordados em pautas que funcionam como um atrativo para o marketing de conteúdo. 

A administração de ideias pode ser acompanhada por meio de ferramentas disponíveis no mercado, como o CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relações com o Cliente, em tradução livre).

Essa plataforma auxilia na adequação de estratégias que podem ser aplicadas no setor de marketing de conteúdo, com análises pontuais sobre a gestão que relaciona o ponto de vista do profissional, seja ele da área do Direito ou um profissional de saúde, e o cliente seja em campanhas b2b ou b2c.

Quando utilizada de maneira correta, de acordo com o planejamento de comunicação adequado, é possível prospectar clientes e manter um relacionamento e atendimento de qualidade, gerando novos conteúdos que satisfaçam a dor dessa persona, bem como acompanhar o andamento das interações/processos.

O gerenciamento da carteira de clientes pode separar os processos jurídicos, possibilitando a personalização dentro do sistema e destacar aqueles que valem a pena divulgar em forma de texto nas ferramentas utilizadas para o marketing de conteúdo.

2. Textos devem fugir da linguagem técnica

A acessibilidade digital permitiu que muitas pessoas pudessem acompanhar os conteúdos disponíveis em sites e redes sociais corporativas, além de receber e-mails como forma de propaganda moderna.

Dessa forma, o uso de uma linguagem formal ou informal deve ser levada em consideração, conforme o público a ser atingido. 

Os textos que compõem o planejamento de marketing de conteúdo devem ser compreensíveis para o público leigo, que não está familiarizado com temas ou palavras técnicas, bem como satisfazer diferentes perfis de internautas e graus de conhecimento.

Neste caso, áreas jurídicas e médicas, por exemplo, precisam trazer informações conforme o perfil de leitor, profissionais ou clientes/pacientes, mas podem agradar e atender ambos, desde que a comunicação seja efetiva e termos explicados.

Ou seja, a compreensão deve ser clara, sem apelar para técnicas de linguagem que podem ofender quem está lendo, mas levando a um novo passo para o conhecimento, mesmo que seja de uma área específica.

3. A compreensão deve ser universal e comunicativa

A estratégia adotada dentro do planejamento de comunicação deve seguir regras muito bem definidas, que tenham apelo universal e que sejam motivo de divulgação orgânica. 

Isso inclui assuntos que podem ser comentados entre pessoas de outras áreas de atuação, ou até mesmo os próprios clientes, ajudando na divulgação dos trabalhos e promovendo novos acessos e o atendimento de diferentes dores, fazendo com que o leitor confie mais na empresa e, consequentemente, convertendo e fidelizando esse usuário. 

A distribuição de textos com conteúdos relevantes e atuais pode ser feita por meios digitais e ganhar um novo fôlego até mesmo em outras mídias, sejam elas tradicionais ou outras plataformas digitais, integrando as estratégias.

4. Utilize ferramentas para direcionamento certeiro

Esse direcionamento de assuntos que voltam para o site e o estabelecimento pode ser um trampolim para a captação de clientes.

Há ferramentas digitais que ajudam a controlar os assuntos que podem ser divulgados, principalmente em se tratando de sigilo profissional, bem como o fluxo de interação.

O mercado especializado disponibiliza o software de gestão de leads para que as estratégias aplicadas no marketing de conteúdo possam trazer oportunidades que sejam benéficas para o escritório. 

Por fim, vale reforçar a ideia de que a tecnologia está à disposição em diferentes plataformas, mas que o acompanhamento de um profissional capacitado é fundamental, bem como a identificação da plataforma utilizada pelo público impacta diretamente no resultado. 

Assim, ao utilizar as ferramentas corretas e a mão de obra qualificada, o caminho a seguir é o sucesso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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