Blog / Jornal e Revista Digital / 4 aplicativos de notícias que você precisa conhecer

4 aplicativos de notícias que você precisa conhecer

Um estudo realizado pela Reuters Institute em parceria com a Universidade de Oxford concluiu que cerca de 69% dos brasileiros utilizam smartphones e outros dispositivos móveis para lerem conteúdo jornalístico. É por isso que conhecer os aplicativos de notícia é tão importante para os profissionais dessa área.

Entender como essas tecnologias funcionam e sua importância no meio jornalístico é relevante para que se possa buscar inspirações para desenvolver um aplicativo do seu jornal ou portal de notícias, ou até mesmo buscar pelos conteúdos que estão em alta e, assim, se inspirar para a produção de reportagens.

A seguir, apresentamos quatro aplicativos de notícias que você precisa conhecer. Boa leitura!

1. Flipboard

Quando falamos em aplicativos de notícias, um dos primeiros a serem lembrados é o Flipboard, pois ele é um dos mais completos e famosos para essa função. Trata-se de um modelo de revista virtual personalizável, em que o leitor pode selecionar os sites que mais gosta de acompanhar e, assim, terá um feed exclusivo.

Um leitor que gosta muito de esportes, por exemplo, pode priorizar sites e portais de jornalismo esportivo e receber conteúdo prioritariamente sobre essa temática. O aplicativo é gratuito.

2. Play Banca

Conforme o próprio nome sugere, o Play Banca funciona exatamente como uma banca de revistas virtual. O layout divide-se em três seções, sendo que a primeira delas é chamada de “notícias”, que reúne os principais sites que suportam o aplicativo.

A segunda, denominada de “revistas”, possibilita que seja feita a leitura de revistas físicas, mas elas precisam ser assinadas, com o valor podendo ser pago com créditos do Google Play. Já a terceira parte é conhecida como “tópicos” e subdivide-se em destaques, tecnologia, corporativo e outros itens personalizáveis.

3. Press Reader

O Press Reader é um aplicativo que possibilita a leitura de jornais e revistas de mais de 95 países, publicados em mais de 54 idiomas. Ele tem um layout similar ao de um jornal impresso, com muitos recursos gráficos.

Existe uma versão paga e uma versão gratuita. Na primeira opção, o usuário tem acesso ilimitado ao conteúdo de todos os periódicos, enquanto a gratuita só permite a leitura dos jornais alguns dias após a sua publicação.

4. Feedly

O Feedly é um aplicativo gratuito e um dos principais serviços de agregador de notícias. Além do seu modelo simples de gerenciar conteúdo, conta com uma sincronização rápida, oferecendo um sistema de busca avançado para o usuário encontrar as novidades de blogs, revistas, jornais e outros canais de seu interesse.

A ferramenta dispõe de integração com o Facebook, Twitter, OneNote, Pinterest, LinkedIn, Zapier, entre outros para o leitor compartilhar histórias rapidamente com colegas e rede de contatos.

Os aplicativos de notícia são importantes para os jornais e revistas, pois é preciso aderir a essas novas tecnologias para seguir impactando os leitores. As pessoas estão mudando o seu comportamento e cada vez mais optando por publicações digitais.

Essas informações foram úteis para você? Então assine a nossa newsletter. Assim enviaremos mais dicas úteis diretamente em seu e-mail. Não perca essa oportunidade!

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!