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Melhore a gestão da comunicação interna de uma empresa em 3 passos

Fazer uma boa gestão da comunicação interna é fundamental para que a empresa consiga sobreviver, principalmente, tendo em vista o mercado competitivo que existe hoje.

Os negócios bem-sucedidos são aqueles que entendem a importância de falar e saber como falar com seu público. E quando falamos sobre público, não nos referimos apenas aos consumidores, também aos colaboradores.

Por isso, neste artigo, vamos explicar a importância da comunicação interna, como melhorá-la em seu negócio e quais são seus impactos positivos. Fique com a gente até o final.

Magnitude da comunicação interna

O mercado está cada vez mais competitivo, assim como os consumidores estão mais exigentes, a concorrência mais agressiva, os meios de comunicação são muito mais variados e o ciclo de vida dos produtos está mais curto.

Com isso em vista, é necessário que a sua empresa se destaque, mas isso não quer dizer investir ainda mais em estratégias de marketing. Elas são importantes, mas toda organização também precisa de uma equipe alinhada e engajada.

Empresas de todo tipo, como uma gráfica de caderno personalizado A4, investem em comunicação interna porque, segundo algumas pesquisas, 68% dos clientes deixam as marcas por conta da indiferença com que são tratados no atendimento.

Esse tipo de situação acontece por uma única razão: falhas na comunicação interna. 

Seja por falta de treinamento ou porque a comunicação não cria um clima organizacional saudável, os colaboradores se sentem desmotivados.

Independentemente da qualidade de seus processos, equipamentos e softwares, o capital humano é insubstituível e ele funciona na base do diálogo.

Como elevar a qualidade da comunicação interna

Existem várias estratégias que ajudam a melhorar a comunicação organizacional, e dentre elas temos:

1. Centralizar a comunicação

Hoje em dia, contamos com uma vasta gama de tecnologias, como a digitalizacao 3D, que facilitam nosso dia a dia, e muitas são destinadas a melhorar a comunicação das empresas.

O ideal é centralizar e proteger os dados, com o uso de armazenamento em nuvem e plataformas de trabalho remoto.

Esses sistemas podem ser usados para transmitir informações internas e para armazenar histórico de conversas com clientes.

2. Fazer reuniões com certa frequência

É importante reunir toda a equipe periodicamente para passar informações e manter os colaboradores bem informados.

Isso evita fofocas e outras situações que desequilibrem o alinhamento da equipe. Os assuntos tratados durante as reuniões devem ser colocados em um ata e enviados aos funcionários por e-mail.

3. Investir em canais de comunicação internos

É indispensável contar com canais de comunicação adequados que melhorem a comunicação entre os colaboradores. 

Esses sistemas centralizam as informações, e uma grafica cartao de visita pode trabalhar com as seguintes opções:

  • Intranet;
  • Newsletters;
  • WebTV;
  • Jornais internos.

Também é imprescindível investir em eventos internos, como palestras e treinamentos, que além de transmitirem as informações, preparam melhor os colaboradores.

Influências boas da comunicação interna

Investir nas estratégias certas melhoram a comunicação dentro da companhia, o que acaba por impactar os negócios de muitas maneiras.

Um deles é o fortalecimento da cultura organizacional, o que ajuda a difundir os valores, códigos e normas. 

Dessa forma, uma gráfica de banner com foto reforça hábitos e comportamentos favoráveis.

Se a cultura organizacional é transmitida adequadamente, automaticamente os funcionários se tornam mais alinhados aos propósitos da companhia. Consequentemente, eles trabalham em sintonia e respeitam uns aos outros.

Quando a comunicação interna funciona, a empresa se torna mais transparente, o que ajuda a criar um clima mais agradável para se trabalhar.

Os profissionais se sentem mais aceitos e valorizados, e a organização consegue reforçar o sentimento de pertencimento em sua equipe. 

Desse modo, dificilmente um talento deixará a empresa para trabalhar em outro lugar.

Por fim, uma comunicação positiva torna os funcionários mais engajados e comprometidos, o que acaba por impactar positivamente em sua produtividade.

Conclusão

O diálogo entre a organização e seu capital humano é fundamental para estabelecer uma boa rotina, melhorando, também, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Em linhas gerais, se existe diálogo e transparência dentro do negócio, as soluções oferecidas por ele também melhoram.

O que acontece dentro de uma empresa reflete fora dela, por isso, investir em comunicação com o público interno (colaboradores), é tão importante quanto investir em marketing para falar com o público externo (clientes).

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse assunto e de que forma melhorar a comunicação dentro do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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