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10 dicas para ter um guia de serviços de sucesso!

Se você está pensando em criar seu primeiro guia de serviços online, é muito importante entender o que está envolvido no desenvolvimento, construção, lançamento e marketing do seu site no primeiro ano e nos anos seguintes. 

Existem duas áreas principais onde você deve concentrar seus esforços quando se lança um guia de serviços online:

  1. Desenvolver um plano de negócios ou a ideia principal por trás do Guia.
  2. Anunciar e promover seu site

O primeiro é o desenvolvimento do Guia como um negócio em si, e este tema será abordado nos primeiros 5 passos. Este aspecto se concentra no que você está oferecendo para as pessoas e como efetivamente você está fornecendo esta ideia para seu público. É tudo sobre o seu modelo de negócio e quão bem você está executando.

O 5 últimos passos são focados na promoção do site e aumentar seus visitantes e também anunciantes. Mesmo a melhor e mais original das ideias/empresas/produtos precisa de divulgação para ser notada e deve-se trabalhar constantemente para encontrar novas maneiras de se posicionar na mente dos consumidores.

Se você trabalhar para desenvolver um plano de negócios sólido, trazendo mais consistência ao seu Guia, desenvolvendo uma rede direita para aumentar a sua visibilidade e também desenvolver continuamente conteúdos ricos e relevantes, você pode começar a ver o sucesso financeiro dentro de poucos meses após seu lançamento.

Vamos lá para as dicas!

1. Paciência

Qualquer empresa, mesmo os negócios online, raramente viram uma história de sucesso do dia pra noite. Aprimorar a visão de um site, desenvolver conteúdo, ser indexados pelo Google e construir parcerias de negócios lucrativos são elementos críticos para a construção de um Guia online de sucesso, e cada um desses passos levam tempo. É muito comum que você provavelmente não vá ver ROI nos primeiros meses, mas se você investir seu tempo com sabedoria, e tratar o seu empreendimento como um negócio, e não apenas um empreendimento secundário, você tem a oportunidade de gerar receita recorrente em volumes significativos.

2. Faça o dever de casa

É muito importante fazer uma pesquisa on-line na linha de negócios, a indústria ou o tema/nicho principal do seu Guia de Serviços. Aproveite o seu tempo para pesquisar uma grande quantidade de palavras-chave e temas em toda a web que estão relacionados com o mesmo tipo de assunto que você vai apresentar.

Aprenda com o que você encontra. Tome nota do que e do quanto está lá fora. É um cenário muito competitivo? O que eles estão fornecendo aos seus públicos-alvo? Existem lacunas ou oportunidades no mercado?

Pense muito bem sobre o que você vai ser capaz de oferecer e como você pode usar seu Guia para oferecê-lo melhor do que ninguém. Olhe para as coisas que você gosta e implemente-as em seu próprio site. Também tome nota das coisas que você viu e que não gostou muito e certifique-se que você sabe como evitá-las no seu projeto.

3. Desenvolva uma forte proposta de valor

Com base no já foi feito anteriormente, desenvolva uma proposta de valor muito contundente. Isto deve incluir os pontos fortes e atributos que seu guia oferece que os outros não oferecem: qual é o seu diferencial? Você deve continuar a desenvolver o seu site com esta proposta de valor em mente. Construa seu projeto aplicando o que você aprendeu com sua pesquisa.

Esta proposição será a resposta para a pergunta “Por que eu deveria vir para o seu guia?” Ou “Por que eu iria querer listar minha empresa em seu site?” Ter uma resposta clara e convincente para questões desse tipo será uma ferramenta importante ao prospectar os seus anunciantes/patrocinadores iniciais.

4. Construa uma Marca

Assim que você começar a desenvolver o seu Guia, você deve ter como objetivo transforma-lo em uma referência dentro do seu nicho. Se você está desenvolvendo um Guia na área de Turismo, você deverá ser o ponto de encontro de informações sobre este tema. Se você estiver criando um site de busca local, você deve trabalhar sua marca localmente e ser a voz da sua cidade, alguém que está em sintonia com o que está acontecendo na área, dia após dia.

Desenvolver uma marca é semelhante a criar uma personalidade para sua empresa ou projeto. Alinhe sua marca com as coisas que você aprendeu com sua pesquisa e sua proposição de valor.

5. Perfil de Anunciantes

Perfil de Anunciante é o bloco de construção básico do seu Guia e também é a maior parte dos dados que irão atrair os visitantes e futuros patrocinadores. Você deve popular seu Guia da melhor maneira possível. Preencha seu site com o tipo de anúncios que você quer que seu site seja referência. 

6. SEO

Search Engine Optimization, ou SEO como é mais comumente chamado, pode ser uma tarefa difícil e confundir até mesmo o mais experiente dos entusiastas de tecnologia. SEO pode ser feita de forma mais simples se você se concentrar em apenas alguns dos fatores-chave para otimizar seu site.

Para ser mais eficaz em ser encontrado pelos seus clientes nos motores de busca é vital otimizar também seu site com as palavras-chave e frases que são mais importantes para o seu negócio. Baseando-se no trabalho de investigação feito anteriormente, reúna as palavras-chave que você vai querer que estejam relacionadas com seu site e use as dicas abaixo para otimizar todo o site.

7. Conteúdo

Se você já tem ou teve um negócio online ou site, então você tem uma certa experiência que pode ser compartilhada com seus clientes em potencial. Você pode mostrar que você é experiente e assim conseguir uma chance de construir a confiança  com sua audiência, com um potencial fornecedor do produto ou serviço. Ter um bom conteúdo no seu site oferece uma grande oportunidade para se tornar a primeira parada para qualquer tipo de informação em seu mercado.

8. Invista com sabedoria

É importante entender qual será seu orçamento e o quanto você pode gastar. Se você quiser acelerar o conhecimento sobre a existência do seu site, isso pode exigir um investimento em material de marketing, materiais promocionais, além de publicidade on-line. Planeje seus gastos e investimentos de modo a esticar o seu orçamento, o máximo possível.

Algumas das opções de menor custo para material de marketing incluem cartões de visita, folhetos, papel timbrado, entre outros.

9. Aperte a mão das pessoas

Muitas vezes as pessoas perguntam qual a melhor maneira de fazer uma venda a um interessado no seu Guia. A coisa importante a lembrar é que, antes de fazer uma venda, você precisa construir um sólido relacionamento com potenciais anunciantes. Ao invés de entrar no escritório das empresas já com um monte de slides na mão, tentando oferecer uma oportunidade de patrocínio, é melhor formar relacionamentos em primeiro lugar. Apresente-se como a pessoa que criou um Guia de Serviços onde as pessoas vão para encontrar empresas como a deles e então explique as oportunidades das quais eles podem tirar proveito.

10. Nunca pare de Trabalhar

O sucesso do seu site está diretamente relacionado com a quantidade de trabalho que você colocou nesse projeto. Mesmo depois que o site torna-se rentável, você não deve colocar seu site no piloto automático. 

A única maneira de manter o sucesso é lutar por melhorias contínuas e estar sempre a olhar para fora, para novas tendências e oportunidades de mercado. Você deve sempre estar procurando novas empresas, atualizar suas listas, postar notícias ou escrever artigos além de encontrar novos mercados, criar novas campanhas de marketing e encontrar formas inovadoras para fortalecer sua marca.

Nós da Maven fornecemos as ferramentas, cabe a você construir a sua ideia de sucesso! Quer saber mais sobre o nosso módulo de Guia de Serviços? Fale com o nosso time comercial através do WhatsApp, e se quiser receber dicas e conteúdos sobre publicação digital se inscreva na nossa Newsletter.

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